Seguir a estratégia é fundamental para aumentar sua lucratividade Robert Kaplan, renomado professor de Harvard e criador de várias ferramentas e metodologias, descreve que de 60 a 80% das empresas não consegue atingir o que foi pensado durante a elaboração da estratégia. É um número que parece absurdo num primeiro momento, mas se torna cada vez mais tangível quando pensamos no quão distantes as metas e planos estão da realidade e o quão mal executado o planejamento pode ser. Ter um plano coerente e uma estratégia sólida são a base para o bom funcionamento de qualquer organismo corporativo, e isso é mais do que simplesmente traçar etapas a serem seguidas para se chegar num objetivo. Mesmo com tudo isso definido, existem três coisas fundamentais de se compreender:
- Qual o impacto de cada uma das etapas do planejamento nos processos gerenciais e operacionais da empresa, e como gerenciar possíveis mudanças estruturais necessárias para a salubridade e sustentabilidade da estratégia.
- Alinhamento interno – A garantia de que os recursos disponibilizados estão sendo alocados da melhor forma possível, visando o planejamento mas sem desrespeitar os princípios básicos da organização.
- O retorno e tempo de resposta do mercado diante da situação, qual a expectativa de retorno e qual o próximo passo a ser dado diante do novo quadro.