4 formas fáceis de reduzir os custos

Infelizmente, muitos gestores subestimam o poder de uma gestão de custos, fazendo o produto/serviço perder a competitividade e causando um dominó de prejuízos: caem o volume de vendas, as margens de lucro e a motivação da equipe. Mas, você não precisa passar por isso. Por isso separamos quatro formas de te ajudar a controlar os custos:  

1. Feche contratos anuais

Negociando com seu cliente com contratos anuais, você terá uma noção mais precisa de quanto custa o projeto. Além disso, você terá oportunidade de discutir detalhes que devem ser mudados com mais frequência do que se fosse um contrato de vários anos. E caso sua empresa use uma ferramenta de gestão de projetos com relatório de custos, você poderá conferir sempre em tempo real quanto dinheiro e tempo estão sendo gastos e, assim, tomar providências instantâneas para diminuí-los.  

2. Converse com seus clientes

Pergunte o que ele recomenda para reduzir os custos de um determinado projetos, passando por cada etapa. Insights valiosos podem surgir dessa conversa e ajudar ambas as partes a reduzir os gastos. Além disso, perguntando a ele como vocês podem melhorar o produto/serviço da sua empresa, você prova que se importa com a sua opinião e pode, assim, criar um relacionamento mais que transparente, duradouro.  

3. Adote o conceito “Just in Time”

Este conceito, usado na indústria, pode ser adotado na sua agência, escritório, ou empresa, afinal seu objetivo é reduzir, ou até eliminar, todo desperdício nos estágios de produção que pode não estar tão claro para os seus colaboradores. Ele está, por exemplo, na série de relatórios esquecidos há dias nos computadores, à espera de uma análise. Ou ainda, nos dados incorretos nos contratos, e no retrabalho de corrigi-los para serem aprovados. Enquanto numa fábrica, o desperdício está na parada repentina de uma máquina, no escritório, está no diálogo sofrível entre equipes, e mesmo dentro delas, quando se usa e-mail – o que não acontece quando se usa um software de gestão de equipes.  

4. Mantenha uma equipe enxuta

Mais gente no time resulta em mais trabalho sendo executado, mas não necessariamente em mais lucro. Também não vale a penar dar murro em ponta de faca, mantendo no time pessoas desinteressadas no sucesso coletivo. O mais interessante é capacitar a sua equipe atual, dar a ela mais autonomia e, mais que isso, ajudá-la a se tornar mais produtiva.  
  Texto adaptado do artigo “Gestão de custos: 4 formas fáceis de reduzi-los”, Blog Runrun.it.]]>

Estamos no WhatsApp

Ao clicar em "aceitar cookies" você aceita que a Qualitin colete algumas informações do seu dispositivo e navegador, que permitem-nos personalizar o conteúdo que é exibido e controlar o desempenho do site. Para mais informações consulte nossa Politica de Privacidade.