Os indicadores chave de desempenho (do inglês Key Performance Indicators, KPIs) em gerenciamento de projetos, são ferramentas de medição para mensurar o quão bem as equipes estão trabalhando para atingir metas específicas. São geralmente definidos no planejamento e refletem o conceito central da organização do projeto para solidificar as responsabilidades em todas as divisões administrativas.
Enquanto cada equipe pode ter diferentes tarefas para completar e papéis a desempenhar, todos os profissionais se apoiam nos KPIs a sua própria maneira. Compreender o papel dos indicadores pode ajudar a construir sinergia da equipe. Essa, por sua vez, proporciona um quadro para a recolhimento de dados necessários para manter o controle de sucesso e evitar desperdício de tempo e dinheiro.
A seguir, conheça os cinco principais indicadores que todo gestor deve ter em seus projetos:
1. Busca pelo bom desempenho do cronograma
Atrasar alguma das fases pode comprometer todo o projeto, em efeito cascata. Quando uma fase não finaliza dentro do cronograma estabelecido, todas as outras desmoronam. E isso gera insatisfações tanto para o cliente quanto para a equipe. Também a qualidade do projeto pode ser danificada quando o cronograma não tem um bom desempenho. Portanto, é fundamental estabelecer indicadores e mostrar a toda a equipe a importância de cumprir todos os prazos e focar nas entregas.
2. Garantia de produtividade da equipeCom o cronograma estabelecido, as responsabilidades são distribuídas a cada profissional da equipe do projeto. Cada pessoa sabe exatamente o que, quando e como deve realizar suas atividades. Assim, se um dos membros deixa de cumprir com seu papel, o restante da equipe sente o impacto e o projeto fica comprometido. Com indicadores de produtividade, metas e objetivos claros, é possível estabelecer um trabalho efetivo para que nada saia do planejado. Mas, é preciso que estes indicadores não sirvam apenas para cobranças, mas também para conscientização, motivação do time do projeto.
3. A melhor execução do orçamento
A determinação de indicadores para os custos em cada fase do projeto ajuda a manter o controle dos gastos e também a aderência ao que foi planejado. Sem isso, extrapolar o orçamento disponível fica muito fácil.
4. Nível de satisfação do cliente
O cumprimento das diversas fases e metas do projeto é um dos definidores do nível de satisfação do cliente. Portanto, se cronograma, custo, qualidade, entre outros aspectos, forem cumpridos de maneira correta, o cliente se sentirá satisfeito com as entregas. O contrário também é real. Estabelecendo indicadores de satisfação de clientes, o gestor garante que esta perspectiva não sairá do horizonte dos membros da equipe. Sendo assim, é possível monitorar reações, impressões e feedbacks dos clientes durante o desenrolar do trabalho, além de evitar surpresas nas fases finais.
5. Retorno sobre o investimento (ROI)
O retorno sobre o investimento (ROI) é um dos indicadores mais importantes no gerenciamento de projetos. Ele é o índice que trata da rentabilidade do projeto para o cliente. É também um fator determinante quando se trata de satisfação do cliente. O ROI é calculado subritaindo-se o investimento do retorno, dividindo-se o resultado pelo investimento inicial. Quanto maior for o ROI, maior é a lucratividade do cliente com o projeto.
Leia também: Entenda porque é fundamental medir indicadores de desempenho. Como você tem trabalhado os indicadores chave de desempenho em seus projetos?