Principais metodologias para gerenciamento de projetos
Vamos começar dando uma olhada em algumas das principais metodologias utilizadas por gerentes de projetos em todo o mundo:
Agile
O Agile foi desenvolvido para projetos que exigem flexibilidade e velocidade significativa e é uma metodologia composta de “sprints” — ciclos curtos de entrega. Ela pode ser mais adequada para projetos que requerem menos controle e comunicação em tempo real dentro de configurações das chamadas equipes automotivadas. Isso porque é altamente interativa, permitindo ajustes rápidos durante todo um projeto.
Scrum
Scrum é uma das mais famosas metodologias dentro do movimento Agile. É portanto uma metodologia ágil. Nele, “sessões de Scrum” ou “sprints de 30 dias” são utilizados para determinar as tarefas prioritárias.
Nesta metodologia, ao invés de um gerente de projeto há a figura do Scrum Master, que é um facilitador, um profissional que se encarrega de unificar a equipe e acompanhar os trabalhos. Dessa forma, pequenas equipes podem ser montados para se concentrar em tarefas específicas de forma independente e, em seguida, reunir-se com o Scrum Master para avaliar os progressos ou resultados e priorizar tarefas de atraso.
Waterfall
Esta metodologia é sequencial por natureza; ela é usada em muitos setores, mais comumente no desenvolvimento de software. É composta por fases estáticas (análise de requisitos, design, testes, implementação e manutenção), executadas em uma ordem específica. Ela permite maior controle ao longo de cada fase, mas pode ser altamente inflexível se mudanças de escopo forem feitas durante o processo.
Critical Path Method (CPM)
Esta é uma metodologia passo a passo usada para projetos com atividades interdependentes. Ela contém uma lista de atividades e usa uma estrutura de cronograma para completar e dependências, metas e resultados. É um método que descreve atividades críticas e não críticas pelo cálculo do “mais longo” (no caminho crítico) e
tempo “mais curto” para completar tarefas e determinar quais atividades são essenciais e quais não são.
Critical Chain Project Management (CCPM)
Este método difere da Critical Path Method (CPM) pois se concentra no uso de recursos dentro de um projeto, em vez das atividades do projeto. Para fazer face a possíveis problemas com recursos, buffers são construídos para garantir que os projetos estejam dentro do prazo e que a segurança não seja comprometida.
Six Sigma
O Six Sigma foi originalmente desenvolvido pela Motorola para eliminar o desperdício e melhorar os processos e lucros. É uma metodologia orientada a dados e tem três componentes principais: DMAIC (definir, medir, analisar, melhorar e controlar) DMADV (definir, medir, analisar, projetar e verificar) e DFSS (que significa “Design for Six Sigma”).
Por que é importante escolher uma metodologia?
As metodologias de gerenciamento de projeto permitem lidar melhor com os projetos de forma abrangente, sistemática e integrada; facilitam o controle dos riscos. Nós podemos dividir os benefícios de se utilizar uma metodologia para gerir um projeto em:
Benefícios estratégicos
Estrategicamente, as metodologias são necessárias para dar mais confiança aos clientes, parceiros e patrocinadores do
projeto. Elas permitem que a organização avalie realisticamente os riscos e as dificuldades que os grandes projetos englobam e coloquem em prática as estratégias necessárias para minimizá-los e superá-los.
Benefícios táticos
No nível tático, as metodologias permitem que os gerentes não precisem estar o tempo todo conferindo o trabalho da equipe, pois uma série de práticas amplamente testadas e aprovadas são seguidas durante a realização do trabalho. Também garantem o reconhecimento precoce e correção rápidas de problemas, sejam eles técnicos ou relacionados com os requisitos de negócio.
Benefícios operacionais
No nível operacional, uma metodologia é o principal meio pelo qual a organização atribui competências à equipe do projeto para fazer a coisa certa, da maneira certa, especialmente quando se trata da primeira vez.
Não importa a metodologia, mas sim a qualidade do gerenciamento — uma conclusão
Por fim, é importante dizer que não existe metodologia melhor ou pior. Existem sim, metodologias diferentes e elas devem ser testadas e avaliadas de acordo com as necessidades do gerente.
O que importa é que os projetos estejam 100% alinhados com os
objetivos estratégicos do negócio e que entreguem os resultados desejados da maneira mais tranquila, barata e rápida possível.
Quer gerenciar seus projetos da melhor forma possível? Conheça agora o ICG Start, uma ferramenta que permite o acompanhamento dos resultados e melhorias nos processos de uma forma totalmente dinâmica!
]]>