SUGESTÕES: A URNA QUE DÁ CERTO!

 Toda empresa que se diz inovadora deve seguramente ter um excelente sistema de sugestões, para captar as dezenas de ideias que seus funcionários têm, todos os dias, ao lidar com os problemas reais da empresa.
Vale a pena formalizar um sistema, ou basta que os que mandam estejam de ouvidos abertos para as sugestões dos que devem obedecer?
O perfeito-quase-impossível consistiria em montar um sistema que funcionasse sem nenhum controle, somente baseado no interesse / motivação de uns e outros.
Não consigo imaginar como mantê-lo funcionando, principalmente em empresas com muitos colaboradores. Muito mais fácil é organizar um sistema prático, com controles não sofisticados, que motive os funcionários, não seja trabalhoso para os chefes, e que traga resultados!
A tendência de toda pessoa que entra numa organização é naturalmente chamar a atenção para colegas ou chefes sobre algo que lhe parece errado, ou que pode ser melhorado. Mas, infelizmente, a tendência é que na quase totalidade dos casos a sua ideia não é tratada, ela simplesmente morre em qualquer etapa das que levam desde o seu surgimento até a sua implantação. E a pessoa , depois de pouco tempo, se dá conta de que não vale a pena se incomodar para sugerir- e não sugere mais.
Neste momento a empresa inovadora desce um degrau…
O primeiro e vital atributo de um sistema de sugestões é manter as pessoas motivadas para contribuir, para contestar, para pensar em alternativas; a empresa não deveria desperdiçar esta enorme fonte de criatividade.
Antes de pensar em shows, quadros de aviso coloridos, urnas espalhadas por todos os cantos da empresa, prêmios em dinheiro para as melhores sugestões… experimente colocar uma urna num cantinho da empresa, e fazer com que se espalhe a notícia de que ideias lá colocadas são consideradas com seriedade e tratadas com rapidez.
Sugestões brotarão consistentemente, ao longo do tempo, e você dirá que esta urna funciona!
É um pequeno milagre, que surge naturalmente pelo uso de um item de controle precioso, ligado ao resultado que se pretende – e eficaz para o seu gerenciamento.
Não se preocupe em medir o número de sugestões por mês.
Meça apenas quantas sugestões estão
 – ou com prazo superior a 15 dias para expedição de uma resposta conclusiva; (Conclusiva significa :
– aprovada, e data para quando ficará pronta;
– ainda estamos estudando, mas quando será dada uma resposta;
– não aprovada, e porque;)
– ou com atraso superior a 15 dias numa das datas prometidas.
Mantendo sob controle este indicador, o número de sugestões por mês será uma mera decorrência, natural e estável.
]]>

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Mais posts

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Estamos no WhatsApp

Ao clicar em "aceitar cookies" você aceita que a Qualitin colete algumas informações do seu dispositivo e navegador, que permitem-nos personalizar o conteúdo que é exibido e controlar o desempenho do site. Para mais informações consulte nossa Politica de Privacidade.