Foto: Getty Images |
Então o treinador David Moyes foi demitido do Manchester United – o que não é uma surpresa considerando os resultados do time na última temporada. Tenho que confessar, minha vida toda torci para o Manchester United e portanto estou desanimado com a mudança de destino do clube em apenas uma temporada. Por tanto, a saída de David Moyes não é surpresa e a (suposta) multa de cinco milhões de libras esterlinas pagas para o treinador não é de todo ruim! No final das contas, falhas também podem ser recompensadas. Quem diria: “Caros, precisamos falhar mais”?
Claro, o assunto levanta aspectos interessantes sobre liderança. Muitos especialistas afirmam que o motivo da falha, foi a vontade de David Moyse querer que o time se adaptasse ao seu jeito de liderar, e não ao contrário. Fica a impressão de que toda vez que um novo “líder” chega, eles querem deixar sua autoridade e caráter marcados no time/organização/empresa. O mesmo acontece na política, novos governos querem mudar o que foi realizado pelo governo anterior, independentemente de ser necessário ou não.
Por tanto, o que um bom líder deve fazer? Me parece que se as coisas não estão funcionando corretamente, se um time não está produzindo como deveria, certamente mudanças são necessárias. Porém, se um time normalmente apresenta alto desempenho, alcançando seus objetivos regularmente, um bom líder deve reconhecer o que está funcionando e apoiar continuamente os procedimentos. Muitas vezes é preciso mais coragem para manter o status quo e reconhecer que o seu antecessor estava certo.
Com certeza liderança é apoiar o seu time e garantir que os objetivos sejam atingidos, não deve haver nada de ego pessoal envolvido nesse processo.