No texto anterior, concordamos que a valorização das pessoas é muito importante para a concretização de uma cultura de alto desempenho. Mas é preciso colocar algo tangível em nossa estratégia. Isso geralmente significa articular objetivos , metas e expectativas para os próximos anos. Poderia ser volumes de vendas, aumento na participação de mercado, aumento de lucro (é claro!), valores qualitativos em torno da melhoria da qualidade, ou até mesmo a redução de reclamações de clientes. Seja como for, geralmente há números grandes e , muitas vezes, a estratégia é pouco detalhada. Isso tudo é muito aspiracional, mas talvez não seja a maneira mais prática para ser implementada por si só.
O problema geralmente vem em traduzir essas aspirações em algo relevante para as pessoas que têm de cumprir a estratégia. Com demasiada frequência, estes “objetivos ” são passados para subordinados, sem qualquer preocupação em explicar para o que eles realmente servem. Muitas vezes eles apenas dizem : “Estes são seus KPIs“ .
Ah, é mesmo ?
Objetivos não são a mesma coisa que KPIs. A meta é algo para ser trabalhada. Um KPI é algo para indicar o quanto produzimos para atingir um objetivo. KPIs são como marcadores de rota; dizem-lhe como você está progredindo . Eles são um meio para um fim , não o fim em si mesmo! E eles precisam ser relacionados à pessoa responsável.
KPIs podem fazer muito mais do que apenas dizer-lhe o que você fez … mas isso fica para outro dia! Continue acompanhando o nosso blog para saber mais!