Se todos nós estamos de acordo que as principais características de uma cultura de alto desempenho são:
* A empresa tem uma visão que é articulada na estratégia, entendida por completo por toda a organização e reflete os seus valores.
* As responsabilidades e responsabilizações são claras, de cima para baixo e em toda a empresa – cada equipe e cada membro da equipe sabe o que é esperado deles dia a dia, semana a semana, mês a mês e assim por diante.
* As pessoas se sentem valorizadas como membro da equipe, mas também como indivíduo.
* A resolução de problemas e o fornecimento de soluções acontece de baixo para cima. Os problemas são vistos como uma oportunidade e não uma falha.
* A organização reconhece que os seus empregados são o caminho para o sucesso e a mudança é através das pessoas, e não apesar deles.
Como é que podemos chegar a essa posição? O que pode fazer uma organização para desenvolver e sustentar uma cultura de alto desempenho?
Vamos dar um passo de cada vez com algumas perguntas.
Em primeiro lugar, quais são os seus valores como organização? Será que eles refletem e envolvem uma cultura onde as pessoas são valorizadas independentemente do seu papel e há um desejo genuíno de melhorar? As pessoas responsáveis pela limpeza da sua organização são vistas como importantes para o sucesso de sua organização assim como o CEO, a equipe de vendas , a equipe técnica ou os demais? Por exemplo, trabalhar em um ambiente limpo ajuda ou atrapalha seus esforços? Talvez seja hora de olhar para a equipe de limpeza, instalações, aprendizes, aquelas pessoas que não são sêniors, mas executam tarefas do dia a dia e que significam que a sua organização pode funcionar e apreciar suas contribuições.
Em outras palavras, você valoriza as pessoas e isso é um valor que sua empresa adota? Se não, então você não pode sequer dar o primeiro passo no caminho para a alta performance, pois uma estratégia que não reconhece o que a sua equipe pode fazer nunca vai sair do chão.