Vivemos em uma sociedade orientada por metas. Os ministros do governo amam metas, eles não as entendem, mas gostam de criá-las, movê-las e alterá-las.
Metas simbolizam a assertividade. É um truque muito útil: ao criar metas mal concebidas, se estabelece tanta confusão que desvia-se a atenção do que realmente importa, até que chega a hora de culpar alguém pela bagunça. Falando sério, é uma pena quando organizações não acertam o conceito, pois o processo de estabelecer metas e KPIs (indicadores de performance) ganha uma conotação negativa e fica muito mais difícil empregá-lo.
Mas afinal, qual é a diferença entre metas e KPIs, e o que é preciso para torná-los úteis? A resposta é simples.
O que são Metas
Imagine que você está saindo de férias e vai dirigir até o seu destino. Obviamente, você sabe exatamente para onde você está indo, quando você pretende chegar lá, como você vai reconhecer o lugar… Estas são as suas METAS. Desde o início elas são definidas, concisas e compreendidas por todos. Claro que você as definiu e comunicou a sua organização da mesma forma, não é mesmo?
Antes de sair de férias, você terá planejado a rota, os pontos de referência que permitirão que você saiba se está indo na direção certa, e as escalas.
Você também vai ter trabalhado com um orçamento para combustível, refeições, hotéis, e vai monitorá-los durante toda a viagem, para que você mantenha o seu prazo e orçamento. Se houver qualquer desvio de rota, você irá detectá-los e tomará atitudes corretivas em tempo para garantir que você alcance suas metas.
Os pontos de passagem e as medidas são os seus KPIs. Novamente, você terá indicadores semelhantes em seu negócio: os que ajudam a monitorar o seu progresso, os desvios pontuais e as atitudes que devem ser tomadas em tempo hábil.
Conclusão
Com sorte, você terá compartilhado as responsabilidades. Quem irá dirigir em determinados trechos? Quem é responsável por planejar paradas de combustível? Quem está assistindo a rota, quem manterá as crianças tranquilas…. Em outras palavras, as responsabilidades serão delegadas e o sucesso da viagem será assegurado pela compreensão das metas e responsabilidades por todos os membros da equipe. Assim como o seu negócio!
Claro, você não mudará o seu destino quando estiver no meio do caminho (a menos que haja um imprevisto inevitável). Você não alterará o percurso de modo que você não possa mais chegar a tempo, bem como não introduzirá outros objetivos que o distraiam.
O princípio é realmente simples. Você não pode definir KPIs válidos a menos que você já tenha claramente as metas definidas. Essas metas devem estar relacionadas com objetivos claramente compreendidos e comunicados. KPIs são simplesmente indicadores ao longo do caminho que sinalizarão se você está na rota para alcançar os seus objetivos. A sua função não está relacionada aos relatórios, mas sim, em lhe permitir identificar desvios e tomar atitudes necessárias em tempo hábil para que você não perca suas metas.