Há muitos anos eu liderei a mudança de cultura de uma fábrica. Durante a reorganização, realocamos pessoas relativamente inexperientes em novos papéis de liderança. Por que fizemos isso? Porque a empresa se deu conta de que a cultura de “dizer-lhes o que fazer” não forneceria a velocidade necessária para mudança. Eles precisavam de times capacitados, equipes autônomas e com potencial para produzir resultados.
Então, como você gerencia times capacitados e equipes autônomas?
Como você garante que eles compreendam os objetivos da empresa e que todas as suas ações estejam voltadas para alcançá-los? A resposta é usar os objetivos da empresa para definir metas da equipe.
Um sistema de indicadores de resultados (KPIs) com reuniões de avaliação pode então ser usado para entregar metas, mas permitir autonomia entre os líderes e suas equipes.Se os gerentes realizarem reuniões periódicas de KPI, expectativas serão definidas e planos de ação podem ser desenvolvidos para atender aos objetivos da empresa. Assim, a empresa terá sistemas para gerenciar a entrega de metas.
O impacto sobre os trabalhadores é de que suas metas e objetivos são muito bem definidos. Eles poderão ver claramente quem está entregando resultados e atingindo as expectativas e quem não está.
E para os gestores, o coaching de desempenho torna-se mais objetivo. Quem apresenta alto desempenho é facilmente identificado e pode ser recompensado, assim como os que apresentam baixo desempenho podem ser objetivamente orientados com avaliações frequentes focadas em resultados e como alcançá-los. Isso evita críticas pessoais, o que torna a análise mais fácil para o empregado. Eles se sentem menos ameaçados pela discussão e aceitam melhor críticas. Focar em alcançar objetivos e os passos que devem ser tomados permite que os membros com baixo desempenho alcancem mais do que seria alcançado sem um treinamento focado. Se os indivíduos com baixo desempenho repetidamente são incapaz de cumprir metas, então a gestão da sua saída é mais fácil, tanto para o gerente quanto para os funcionários.
Usar KPIs com frequentes ações baseadas em análises dá as equipes e seus líderes uma visão clara do que se espera, além de mais responsabilidade e autonomia para a entrega de resultados. Com direções claras, as equipes estarão habilitadas a oferecer alto desempenho em relação às metas da empresa.
Autor: