Comece sem pressão
Matricular-se em uma academia ou em um curso de inglês custa caro, por isso, comece a mudança sem pressão: calce os tênis e vá correr no seu bairro ou acesse sites e aplicativos online de idiomas. Após alguns dias, você se sentirá mais entusiasmado com seu projeto e poderá tomar atitudes mais definitivas.
Pense pequeno e a curto prazo
Não comece pensando grande demais: no lugar de focar em correr uma maratona, o que demora muito, podendo desmotivá-lo, foque em correr um pouco todos os dias, durante 30 dias. E realmente corra. Dessa forma, a cada dia, você terá alcançado um pequeno sucesso.
Use “gatilhos” cotidianos
Todos temos alguma rotina. Pendurar a toalha após o banho, guardar a chave assim que chegamos em casa, escovar os dentes antes de dormir, etc. Implemente seu novo comportamento conectando-o a algo que você já faz: acabou o programa que sempre assisto na TV, hora de ler meu livro. Saí do cursinho, hora de correr. Desci do ônibus, antes de chegar em casa, vou praticar minha fotografia. E assim por diante. Nós, seres humanos, funcionamos no piloto automático, por isso acumulamos tanto bons hábitos, como tomar banho, quanto maus, como fumar. A boa notícia é que você pode tomar as rédeas das suas práticas e usar essa característica a seu favor.
Meça seu progresso
Quando sua rotina começar a mudar, você pode se dar mais incentivo medindo o seu progresso: Quantos quilos perdeu? Quantas páginas escreveu? Quantos compartilhamentos suas fotos têm no Instagram? Qual sua nota nos simulados? Coloque um calendário grande na sua geladeira e marque seu progresso ali. Todos os dias, ao olhar para ele, você vai se lembrar do seu novo hábito e refletir sobre aonde quer chegar.
Arranje um parceiro
Mudar em dupla é mais fácil, já que um encoraja o outro. Arrume um parceiro ou parceira de corrida, de curso, de dieta, e assim por diante. A cada dia, quem estiver mais entusiasmado poderá ajudar a motivar o outro.
Curta
Desfrutar da mudança que está acontecendo te ajuda a continuar seguindo em frente. No começo, é difícil quebrar hábitos sem ver resultados imediatos, mas se você apreciar, sentir orgulho ou de alguma forma sentir-se bem com a mudança, vai conseguir sustentá-la. E então, pronto para mudar sua rotina? Que mudança você quer na sua vida? Conte para a gente nos comentários!
]]>