Conceitos Fundamentais de Gestão

Os Conceitos Fundamentais de Gestão são poderosas ferramentas utilizadas para garantir o sucesso da sua empresa. Sem elas, a chance do seu negócio ser bem sucedido na sua área de atuação, diminuem bastante.
Vejamos então quais são esses conceitos:

Fazer certo da primeira vez

Parece uma coisa simples, trivial, mas não é bem assim. As pessoas em geral fazem as coisas por fazer. Não se preocupam com a qualidade da entrega, com o retrabalho, com a otimização de recursos e de tempo. Qualquer tipo de produto ou serviço entregue ao cliente com defeito, mal feito – ou feito sem capricho – invariavelmente gera insatisfação, retrabalho e desperdício.
Por isso, pare, pense e planeje as suas atividades antes de executá-las. Certifique-se de que você dispõe de todos os recursos necessários. O tempo é o único recurso que você não consegue recuperar.

Participação de Todos

Cada vez mais, os resultados de um gestor são, na verdade, os resultados da sua equipe. A aplicação deste conceito é a valorização dos recursos humanos, reconhecendo sua capacidade de resolver problemas no momento em que ocorrem. A Participação de Todos implica em uma mudança na cultura organizacional pois requer o alinhamento e o comprometimento de todos com os objetivos da empresa.

Foco no cliente

Certamente você já ouviu falar nesse conceito. Nós utilizamos a sigla CEVA para indicar os quatro tipos de público que qualquer negócio precisa atender:

  • C = Cliente: o consumidor, aquele que recebe o produto do nosso trabalho.
  • E = Equipe: os colegas, colaboradores que trabalham no negócio
  • V = Vizinho: são aqueles que cercam a empresa, ou seja, a comunidade.
  • A = Acionistas: os investidores do negócio normalmente representados por uma Diretoria.

Dimensões da Qualidade

Para desenvolver uma relação positiva e saudável com os clientes temos que atendê-los em pelo menos três dimensões: Qualidade, Custo e Entrega.

  • Qualidade Intrínseca: são as características tangíveis ou perceptíveis do produto (desempenho, design, durabilidade, performance e beleza).
  • Custo: é a percepção do valor do produto que nós entregamos ao nosso cliente. Quanto mais valor agregado for percebido pelo Cliente, maior pode ser o preço final do produto.
  • Entrega: é o produto no lugar certo, na hora certa, na quantidade certa, conforme foi combinado com o cliente.

O que vai nos diferenciar do nosso concorrente é o “algo a mais” que a gente conseguir agregar a essas três dimensões da qualidade.

Mapa do Negócio

Podemos dizer que o produto é o resultado do nosso negócio. Para se chegar ao produto, temos que ter, basicamente: Recursos e Processos.
Os recursos podem ser: humanos, tecnológicos e físicos.

  • Recursos humanos: são as pessoas que trabalham num negócio.
  • Recursos físicos: as coisas palpáveis: máquinas, prédios, carros e equipamentos.
  • Recursos tecnológicos: são as coisas não palpáveis: software, conhecimento e experiência das pessoas.

Os processos podem ser: processos de negócio e processos de gestão.
Podemos então caracterizar o negócio como um conjunto de processos e recursos que transformam insumos que vêm dos fornecedores em produtos que nós entregamos para os clientes.
Para ilustrar, desenvolvemos o Mapa do Negócio:

Se nós associarmos quatro palavrinhas-chave: ENTRA, SAI, TENHO e FAÇO nós podemos caracterizar o negócio como um conjunto de quatro fatores.
As coisas que entram são os insumos que vêm dos fornecedores. As coisas que saem são os produtos que eu entrego para os clientes. As coisas que eu tenho são os meus recursos. E as coisas que eu faço são os processos.
Podemos então caracterizar o negócio como um conjunto de quatro fatores: O que ENTRA, o que SAI, o que eu TENHO e o que FAÇO.

Fatos e Dados

Quando se trabalha com gestão, nós precisamos medir tudo que se faz. Trabalhar com Fatos e Dados significa gerenciar todos os resultados, todos os processos do meu negócio, para que a tomada de decisão seja a mais realista possível.

Então, a nossa metodologia faz com que o gestor sente com a sua equipe – uma vez por mês, no mínimo – e mostre os resultados para a sua equipe. E, à partir dos resultados, analise e tome iniciativas com a participação da sua equipe. Logo, trabalhar com Fatos e Dados, além de dar mais consistência à gestão, envolve e motiva os colaboradores da organização.

Ação sobre Causa

Aconteceu algum problema ou um resultado fora do previsto? Não busque por culpados, busque pela causa! Descubra a causa do problema e tome uma ação sobre ela. Você não apenas vai resolver o problema atual como vai prevenir que o mesmo problema ocorra novamente.
Algumas pessoas têm uma forte tendência de atuar sobre efeito ou sintoma de um problema, e não sobre a sua causa.

Por exemplo: está chovendo lá fora e tem uma goteira na sala, molhando o tapete. Qual é primeira coisa que a gente faz? Coloca um baldinho, uma bacia, qualquer recipiente capaz de impedir que o tapete seja molhado, certo?

Quer saber mais sobre a diferença entre Ação Sobre Causa e Ação Sobre Efeito? Baixe agora mesmo nosso infográfico gratuito!

Acontece que colocar o baldinho na sala resolve apenas o problema de molhar o tapete. Ou seja, o efeito ou sintoma da goteira. Para resolver o problema na sua causa-raiz e evitar que ela ocorra novamente, é preciso subir e consertar o telhado. Isto sim é uma verdadeira ação sobre causa.
Portanto, o que resolve definitivamente qualquer problema é atuar sobre a causa!

Nenhuma metodologia ou ferramenta de gestão vai funcionar adequadamente se não tivermos bem claros e solidificados os Conceitos Fundamentais de Gestão.

A prática destes conceitos no dia-a-dia faz toda a diferença para uma boa gestão.

E, para contribuir com sua empresa nesse momento, disponibilizamos uma mentoria gratuita.

Nossos consultores vão avaliar onde sua empresa pode melhorar para se fortalecer no mercado.

Acesse agora e solicite sua mentoria gratuitamente:

 

 





Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Mais posts

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Estamos no WhatsApp

Ao clicar em "aceitar cookies" você aceita que a Qualitin colete algumas informações do seu dispositivo e navegador, que permitem-nos personalizar o conteúdo que é exibido e controlar o desempenho do site. Para mais informações consulte nossa Politica de Privacidade.