Você conhece a técnica dos 5 porquês? Essa metodologia foi desenvolvida por Taiichi Ono, pai do Sistema de Produção Toyota.
O “5 Porquês” é um método utilizado para identificar a verdadeira causa raiz das anomalias, questionando o porquê de forma sistemática e recorrente até chegar na origem do problema. Com ele, conseguimos poupar os nossos recursos, tornando o processo mais simples e objetivo.
A aplicação deste recurso consiste em três etapas: Identificar o que aconteceu, por que aconteceu e qual a ação a ser tomada.
eia mais:
- Vamos falar de qualidade?
- Método FCA: Entenda o que é e para que serve
- Ciclo PDCA: Saiba como funciona e como aplicá-lo
- Saiba como superar a crise e turbinar seus processos utilizando o PDCA
Para que serve essa metodologia?
É indicada para a solução de problemas simples ou moderadamente difíceis, pois não utiliza análises estatísticas. Portanto, para resolver problemas mais complexos, devemos utilizar uma abordagem mais detalhada. Porém, a simplicidade desta ferramenta também oferece uma grande flexibilidade e combina bem com outros métodos e técnicas, pois oferece informações úteis que ajudam na análise inicial do problema. Podemos citar como exemplo, o uso combinado com o Diagrama de Causa e Efeito: O diagrama ajuda você a explorar todas as causas potenciais ou reais, que resultam em uma falha ou problema. Logo, após ter estabelecido todas as entradas no diagrama de causa e efeito, você poderá usar a técnica de cinco porquês para detalhar as causas.
Quer saber mais sobre as ferramentas ligadas a gestão da qualidade? Confira nossa série de videos Gestão na Prática!
Como aplicar a técnica dos 5 porquês?
Selecione um problema, e descreva-o. Dessa forma, além de formalizar a questão, você também ajudará a equipe a manter o foco no que importa. Em seguida, questione-se o “por que” deste problema estar ocorrendo. Certifique-se de que sua resposta está de fato fundamentada, e siga o processo até chegar à causa raiz da anomalia. Isso pode demorar menos ou mais do que cinco “porquês”.
É importante lembrar que a técnica dos cinco porquês utiliza contramedidas, em vez de soluções. Contramedida é uma ação ou conjunto de ações que procuram evitar que o problema surja novamente, enquanto uma solução pode apenas lidar com o sintoma.
O método utiliza um conjunto específico de etapas, com instrumentos associados, para encontrar a causa primária do problema, de modo que você pode:
- Determinar o que aconteceu.
- Determinar por que isso aconteceu.
- Descobrir o que fazer para reduzir a probabilidade de que isso aconteça novamente.
Conclusão
Em suma, esta ferramenta possibilita investigar os padrões de efeitos negativos e descobrir as ações específicas que contribuíram para a anomalia.
Também é importante entender que esta é uma ferramenta limitada. Dessa forma, fazer 5 perguntas não substitui uma análise de qualidade. Uma das principais críticas é que, pessoas diferentes podem chegar a diversas causas raiz, com base no mesmo problema.
Sendo assim, é ideal a participação da equipe, a fim de realizar o debate em torno das causas verdadeiras.
Agora que você já conhece a técnica dos 5 porquês, já pode começar a utilizá-la. Se você gostou desse post, compartilhe com seus amigos e não esqueça de seguir a Qualitin nas redes sociais.