Nem tudo na vida sai como planejamos, isso é algo que aprendemos desde cedo. Nas organizações não é diferente. É muito comum uma empresa apresentar resultados fora da normalidade. Nesse contexto, surge a necessidade de agir com foco, direto no problema, a fim de eliminar o mal pela raiz. O método FCA ajuda você a entende-los de uma forma mais profunda, auxiliando na resolução dos problemas de maneira direta, evitando, assim, novas reincidências.
O que é o método FCA?
FCA é a sigla do termo Fato Causa Ação, um método simples, porém eficaz, que visa realizar uma análise de causas e propor ações para eliminar anomalias nos processos de uma organização.
É uma ferramenta utilizada na gestão de alta performance, que faz toda a diferença na hora de auxiliar os gestores nas tomadas de decisão. Deve ser elaborado sempre que um resultado sair fora do previsto, ou seja, quando o resultado estiver fora dos limites de variação considerados normais para aquele processo.
Mas, como utilizar o método FCA?
No primeiro momento você deve identificar o fato, no caso, a anormalidade ocorrida. Em seguida, devemos encontrar a causa raiz dessa anomalia. Logo depois, após a conclusão da análise de causas, é hora de estabelecer a ação, que é a contramedida tomada para combater a causa fundamental identificada.
As ações ainda podem ser classificadas de duas formas diferentes: Ação sobre EFEITO, que apenas remedia o sintoma e Ação sobre CAUSA, que atuam definitivamente na origem do problema. Entenda a diferença entre Ação Sobre Causa e Ação Sobre Efeito.
Vejamos o método FCA aplicado a um exemplo geral:
Digamos que uma empresa que produz calçados tenha ficado R$100 mil abaixo da meta prevista. É necessário descobrir o motivo que causou esse problema, para que seja aplicada uma ação evitando assim, possíveis recorrências.
Identificando o problema, você precisa chegar na causa raiz da anormalidade, descobrindo, assim, sua origem. Isso é feito através da técnica dos 5 porquês. Esse método consiste em fazer uma sequência de perguntas, a fim de chegar na causa fundamental da anomalia, sobre a qual deverá propor uma ação.
Leia mais:
- Ciclo PDCA – O que é, e como aplicá-lo
- Gestão na Prática – Resgate conceitos de forma divertida e objetiva
- Coronavirus: Agora que o mundo mudou, você está preparado?
Então, temos o seguinte:
- Fato: Vendas da empresa ficaram R$100 mil abaixo do previsto
- Causa: Encarregado do alarme de estoque faltou e não foi substituído
- Ação: Implantar um processo de definição e capacitação de substitutos para os funcionários que saírem de férias ou atestado
Conclusão
Portanto, como vimos, a correta utilização do FCA auxilia na melhoria de processos e potencializa resultados, trazendo, assim, a excelência das operações. Além de prevenir riscos e contribuir para um conhecimento mais profundo sobre os processos da empresa, ajuda na identificação da causa raiz do problema, poupando tempo e recursos, fornece melhor visualização dos fatos, garantindo assim, uma solução eficaz, podendo ser utilizado em qualquer área do seu negócio.
E você, já aplica o conceito do FCA para analisar os seus resultados?
A Qualitin possui uma equipe especializada em ferramentas de tecnologia e gestão da qualidade para ajudar na gestão de empresas.
E se você quer saber como está indo a saúde do seu negócio e quais medidas podem ser tomadas para superar a crise atual, não deixe para depois.
Enfrente a crise com planos consistentes!
Agende agora mesmo sua mentoria gratuita e descubra como melhorar a performance da sua empresa!