Planejar e analisar a possibilidades antes de dar início a algum projeto ou negócio, é primordial. Conhecer bem os ambientes internos e externos de um negócio, bem como seus pontos fortes e fracos, torna a tomada de decisão muito mais fácil e assertiva.
Nesse contexto, hoje conheceremos os conceitos da Análise SWOT.
O que é e para que serve a Análise SWOT?
A Análise SWOT – ou Matriz SWOT- é uma ferramenta utilizada na gestão de alta performance. Criado nos anos 60 pelo consultor Albert S. Humphrey, esse método simples, visa realizar análises de cenário de forma prática e eficaz, avaliando os ambientes internos e externos da organização, a fim de auxiliar na tomada de decisões, definindo onde concentrar esforços.
SWOT é um acrônimo das palavras, de origem inglesa: Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats.
Em Português, este método é muito conhecido como Análise F.O.F.A, sigla para os termos: Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.
Conceitos da Análise SWOT
Os conceitos da Análise SWOT (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) estão atrelados a análise de dois pontos básicos: ambiente externo e ambiente interno.
Ambiente Interno
O ambiente interno pode ser definido como o ambiente em que a empresa tem o controle. Ou seja, tudo que está dentro da organização e que tem relação com a mesma. É neste contexto que poderemos avaliar suas forças e suas fraquezas.
Forças
As forças da organização resumem-se nas características de seu ambiente interno, que representam vantagens em relação à concorrência.
Existem algumas questões que, quando respondidas, facilitam a definição das forças da organização. São elas:
- Melhores atividades?
- Maior vantagem competitiva?
- Melhores recursos?
- Nível de engajamento dos clientes?
Poderíamos citar como força, por exemplo, em uma empresa de consultoria: Ter consultores altamente qualificados para atender os clientes.
Fraquezas
Ao contrário da força, as fraquezas são elementos do ambiente interno que representam desvantagens da empresa com relação à concorrência. Estas características prejudicam o desenvolvimento do negócio e desfavorecem a empresa, mediante o mercado.
Portanto, estas fraquezas podem ser identificadas, respondendo as seguintes questões:
- Existe uma mão-de-obra capacitada?
- Lacunas de treinamento?
- Por que a concorrência é escolhida?
- Por qual motivo meu engajamento não funciona?
Poderíamos citar como fraqueza, por exemplo, em uma empresa de consultoria: Defasagem tecnológica
Ambiente Externo
Ambiente externo são os fatores os quais a empresa não possui controle, como por exemplo, clima, taxa de juros, desastres naturais, crises econômicas etc.
Dentro do Ambiente Externo, é possível analisar as Oportunidades e Ameaças e uma organização.
Oportunidades
As oportunidades são características favoráveis, que influenciam o negócio de forma positiva, porém, sem controle por parte da organização, já que dependem de fatores externos.
Portanto, é possível identificá-las através de pesquisas que permitam a previsão de acontecimentos positivos para o negócio
Poderíamos citar como oportunidades, por exemplo, em uma empresa de consultoria: Tempo de mercado
Ameaças
Ameaças são características que influenciam o negocio de forma negativa e, assim como as oportunidades, dependem de fatores externos.
Devem ser tratadas com muito cuidado, pois podem contribuir para resultados fora do previsto, prejudicando tanto o desempenho da organização quanto o seu planejamento estratégico.
Poderíamos citar como Ameaças, por exemplo, em uma empresa de consultoria: O surgimento de uma nova tecnologia, em que o concorrente foi mais rápido ao passar a utilizá-la.
Leia também:
A importância do acompanhamento no PE
Como definir metas utilizando o método SMART
Quem deve fazer e como aplicar a Análise SWOT?.
Nada melhor do que realizar esta análise com o auxilio de quem realmente conhece e vivencia as alegrias e dificuldades do dia a dia da organização. Por isso, o ideal é que, não só gestores, mas toda a equipe participe deste momento.
Dessa forma, todos poderão contribuir, e o levantamento de informações será mais rico e eficaz.
Existem também, alguns passos que facilitam, e muito, a aplicação da análise. São eles:
- Realizar um Brainstorm com a Equipe
- Análise dos Fatores Internos
- Análise dos Fatores Externos
- Montar a Matriz
Conclusão
Como podemos ver, a Análise SWOT é uma ferramenta fundamental para avaliar o cenário onde o seu negócio será ou está inserido.
Ela serve tanto para embasar o seu planejamento estratégico, quanto para viabilizar projetos e definir onde concentrar seus esforços.
Você já utiliza a Análise SWOT em sua organização?