Vamos falar sobre liderança feminina?
Não é novidade para ninguém que a equidade de gêneros tem sido um assunto amplamente discutido. Sem mencionar que, ainda hoje, este assunto gera muita polêmica, principalmente no mercado de trabalho.
Em 2019, de acordo com o relatório Women in Business, pesquisa realizada pela Grant Thornton, o Brasil entrou para a lista dos dez países com maior número de empresas que têm mulheres em cargos de gestão. 93% das empresas afirmaram ter mulheres ocupando cargos de liderança.
Embora o crescimento tenha sido significativo com relação ao resultado de 61% em 2018, ainda existe um longo caminho a ser percorrido.
Apesar de conquistas expressivas, infelizmente ainda se faz necessário defender a presença da mulher no mercado de trabalho, mesmo em meados de 2020. Assuntos como flexibilização da jornada de trabalho, equiparação salarial, plano de carreira e fim do assédio (entre outros) são pontos relevantes que ainda causam muita polêmica quando colocados em pauta.
Mas, de maneira nenhuma, devem se tornar obstáculos ao crescimento cada vez maior do número de mulheres empoderadas e determinadas. Esses assuntos, que devem ser debatidos, exaustivamente, são apenas degraus nessa escalada ascendente das mulheres rumo à realização profissional.
Vantagens de se ter uma liderança feminina
Já é conhecido o fato de que, pelo menos 51% da população brasileira é composta por mulheres. Sendo assim, é possível que grande parte do público da sua empresa, seja feminino.
Nesse caso, você já parou para pensar nas vantagens de ter uma liderança feminina em sua organização?
Nossa intenção não é de defender a liderança feminina como regra, e sim, levantar a bandeira da diversificação de gêneros. Demonstrar os benefícios que a diversidade pode trazer para o seu negócio também é um ponto importante.
Empresas com uma gestão diversificada tem uma visão muito mais ampla do que uma organização comandada apenas pelo mesmo sexo.
Mas,afinal, quais são as vantagens de se ter liderança feminina? Vejamos alguns exemplos:
- Mudança na cultura da empresa: Mantendo uma liderança feminina, a organização demonstra que está engajada na luta a favor da diversidade e igualdade, trazendo inovação e acompanhando a mudança dos tempos.
- Mais criatividade: Mulheres tendem a ser mais persistentes e não desistem com facilidade diante dos desafios. Por mais inusitada que a situação possa ser, elas utilizam da criatividade para encontrar soluções difíceis. Isso estimula a criatividade e proatividade da equipe também.
- Trabalho sob pressão: As mulheres são mais perceptivas e cuidadosas em suas ações. Por isso, tem mais facilidade para lidar com situações difíceis e trabalhar sob pressão. O costume de fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, tentando conciliar vida pessoal e profissional também ajudam e ensinam a lidar com situações de estresse, tornando-as mais cuidadosas na hora da tomada de decisão.
- Adaptação perante mudanças: Não é segredo que mudanças são inevitáveis e necessárias em qualquer cenário, principalmente no mercado de trabalho. Porém, para passar por essas transições, é necessário paciência, serenidade e saber lidar com desafios. Essas são fortes qualidades das mulheres, que têm uma maior facilidade de se adaptar à novas rotinas impostas. Isso tanto no âmbito familiar quanto no profissional.
- Superar Desafios: Sabemos que os desafios enfrentados pelas mulheres no mercado de trabalho não são poucos. Questões como desigualdade salarial, assédio, padrões impostos pela sociedade, são alguns dos muitos que podem compor essa grande lista. Porém, mesmo com tantos obstáculos, elas não desistem. De cabeça erguida, e com uma força de dar inveja, elas continuam lutando e disseminando o empoderamento feminino, abrindo cada vez mais seu caminho pelo mercado de trabalho. Portanto, superar desafios é uma qualidade extremamente importante que devemos ressaltar.
Empreendedorismo feminino
Sabemos que o empreendedorismo feminino vem ganhando cada vez mais força em nosso país.
Segundo uma pesquisa realizada pelo SEBRAE, a porcentagem de empreendedorismo feminino é de 41%, garantindo ao Brasil a 7° maior proporção de mulheres entre os Empreendedores Iniciais (MEI).
O desempenho feminino tem se destacado pela capacidade de liderança, criatividade e planejamento. As mulheres empreendedoras demonstram visão, coragem e determinação. Elas inovam o mercado investindo em diversos seguimentos, provando por A mais B do que são capazes.
Coisas incríveis inventadas por Mulheres
E engana-se quem acredita que isso é algo recente. As mulheres vem inovando e se posicionando no mercado há muito tempo. E como prova disso, vejamos 9 coisas que talvez você não saiba (mas precisa) que foram inventadas por mulheres e mudaram o mundo:
- CERVEJA: Existem fortes indícios de que, antes mesmo de os alemães popularizarem a bebida, as antigas mulheres da Mesopotâmia já desenvolviam e bebiam cerveja.
- COMPUTADOR: Grace Hopper e Howard Aiken criaram, em Harvard, não só um computador, como um sistema de programação que traduz a linguagem escrita para os códigos de computadores, em 1944.
- ALGORITMO DO COMPUTADOR: Ada Lovelace e Charles Babbage programaram a primeira máquina com algoritmos matemáticos.
- COLETE A PROVA DE BALAS: A química Stephanie Kwolek inventou a fibra de Kevlar, em 1966. A fibra, utilizada para criar coletes à prova de balas, é 5 vezes mais forte que aço.
- AQUECEDOR DE CARRO: Criado pela Engenheira Mecânica Margaret A. Wilcox, em 1893. Sua invenção tornou-se sistema básico dos aquecedores de carros que utilizamos hoje em dia.
- ESCADA DE INCÊNDIO: Equipamento de segurança inventado por Anna Connelly, em 1887.
- AQUECIMENTO SOLAR RESIDENCIAL: Criado pela física e pioneira em energia solar, Maria Telkes, em conjunto com a arquiteta Eleanor Raymond, em 1947.
- SERINGA MÉDICA: Inventada pela enfermeira Letitia Geer, em 1899.
- SOFTWARE DE COMPUTADOR: O COBOL, primeiro programa de Software de Computador, fácil de usar, foi criado pela contra-almirante da Marinha dos EUA e cientista da computação, Grace Hopper.
Dicas!
Como podemos ver, o empreendedorismo feminino é algo que vem revolucionando o mundo há muito tempo, e conforme os anos passam, ganha cada vez mais força. Por isso, pensando em incentivar você, mulher, a continuar seguindo esses passos e encorajá-la a iniciar seu próprio negócio, listamos aqui, 6 dicas de livros para mulheres empreendedoras!
E se você está iniciando ou já iniciou o seu negócio, e quer saber um pouco mais sobre gestão, temos uma dica bônus para você!
Pensando no seu crescimento e na melhoria contínua do seu negócio, a Qualitin desenvolveu o Gestão na Prática, uma série de vídeos exclusivos para quem deseja dedicar um pouco do seu tempo a resgatar conceitos importantes sobre as principais ferramentas da gestão da qualidade.
Dedicando um minuto do seu dia, você irá (re)ver conceitos de que lhe auxiliarão a alcançar o uso potencial destas ferramentas. Clique AQUI e receba seu conteúdo exclusivo.
Conclusão
Apesar de termos um grande crescimento de lideranças femininas, e delas virem ganhando cada vez mais destaque no mercado de trabalho, o preconceito e a discriminação ainda existem. O fato de ser necessário defender os direitos da mulher e a equidade de gêneros hoje em dia, é a prova viva de que o fantasma do preconceito ainda ronda.
Infelizmente, estamos longe de extingui-lo. Porém, levantamos a bandeira de que a mulher deve ser avaliada e valorizada pela sua competência e por suas qualidades. Portanto, ela deve estar onde ela desejar e ser reconhecida pelo seu esforço e sua capacidade. Não por ser mulher, mas e por ser um ser humano que merece respeito e faz a diferença.