A análise de dados é uma ferramenta poderosa para gestão de uma empresa. Coletar os dados de base confiável é o primeiro passo para uma gestão efetiva e fundamental para mudança de paradigmas
Existem momentos em que uma empresa precisa rever o que está sendo feito, tendo a necessidade de alterar processos e até mesmo a estrutura da companhia. Quando isso acontece, geralmente é preciso uma mudança de paradigma, visando alcançar maiores resultados ou corrigir problemas.
Sendo assim, neste processo é mais do que fundamental ter uma análise de dados concisa – é uma questão de sobrevivência. A partir de uma conduta analítica e pragmática, é possível identificar com precisão, quais aspectos precisam ser alterados. Isso facilita e consolida o planejamento de curto, médio ou até mesmo longo prazo.
Mas como implantar a análise de dados em sua empresa?
- Defina o que deve ser gerenciado, ou seja, monitorado com a intenção de agir quando necessário;
- Defina os níveis de desempenho esperados;
- Defina os objetivos (metas) para cada resultado gerenciado;
- Defina um cronograma (tipicamente mensal) de apresentação dos seus resultados;
- Foque suas reuniões nos resultados que estão prejudicando o atingimento das suas metas;
- Invista tempo nas análises destes resultados, utilizando ferramentas como brainstorming, diagrama de causa e efeito (Ishikawa), análises de Pareto, sistemas de Business Intelligence;
- Convença as pessoas que estiverem nas reuniões que as análises feitas foram suficientes para identificar o que realmente precisa ser feito para atingir os resultados esperados;
- Monitore a execução destas ações;
- Avalie o impacto da execução destas ações nos resultados;
- Por fim, faça isso rotineiramente, SEMPRE.
LEIA TAMBÉM:
O papel da análise de dados no seu negócio
Análise de Dados: Conheça os 5 maiores erros mais comuns
Sabe como avaliar a saúde da sua empresa? Conheça os melhores indicadores para monitorar o desempenho financeiro
Softwares de gestão são ótimos aliados
A facilidade na interpretação dos dados requer um bom software de BI e, também, planejamento estratégico para que possa ser executado de acordo com as necessidades e realidade da empresa.
De fato, nos dias de hoje, não há nenhuma necessidade de se ter papeladas transbordando das mesas ou planilhas complexas e informações desencontradas.
Inegavelmente, métodos antigos de controle são muito sujeitos a falhas, o que é inaceitável para uma empresa que quer crescer e ter bons lucros.
Ao invés de espalhar dados importantes por aí, um software de gestão vai juntar todas as informações no mesmo local, centralizando o conteúdo e deixando o acesso extremamente fácil e rápido, com um nível de precisão e consistência avançado.
Se os setores estão integrados e os dados estão coletados com precisão, os cenários projetados serão realistas. Informações precisas possibilitam identificar padrões e direcionar objetivos em curto, médio e até longo prazo. Identificar o cliente e mapeá-lo de acordo com seu perfil traz inúmeros benefícios, principalmente na redução de custos. Isso porque, uma vez que todas as etapas podem ser melhoradas a partir, por exemplo, da identificação e interpretação das reclamações de clientes atuais, as estratégias podem ser traçadas a fim de captar novos clientes e fidelizar os antigos.
Com base nas análises obtidas a equipe tem reais condições de fazer a gestão destes dados de forma precisa, através das ferramentas adequadas para cada necessidade. A metodologia de gestão de indicadores oportuniza que todos os gestores trabalhem de forma rápida e objetiva.
Portanto, através de uma ferramenta online, como o ICG, a sua organização conseguirá muito mais exatidão nas informações, analisando os resultados, tratando anomalias e propondo ações de melhoria de forma rápida e objetiva.
Como funciona a Metodologia Prática ICG?
O ICG é uma metodologia comprovada que usa Indicadores para:
- Alinhar as organizações com suas estratégias;
- Assegurar resultados sustentáveis;
- Implementar uma cultura de olhar para o futuro;
- Fortalecer e dar foco para as ações das pessoas dentro das organizações;
- Economizar tempo;
- Focar no que é realmente importante para o negócio;
- Auxiliar na hora de priorizar as ações para corrigir o que for necessário no futuro;
Sendo assim, a empresa tem muitos benefícios com o uso da metodologia do ICG, mas o principal ganho é a mudança de cultura focada nos processos de melhoria contínua, integração das equipes e capacitação das lideranças.
Precisa de uma solução deste tipo? Fale com a Qualitin. Nós temos as ferramentas ideais para você usar os dados de sua empresa de forma correta, priorizando as resoluções e o sucesso do seu negócio.