Você sabe o que é um CFO e qual sua importância para a gestão financeira de uma empresa?
Esse profissional é o diretor financeiro da empresa, responsável por fazer a gestão de toda a parte monetária do negócio. Inclusive, temos um conteúdo em nosso blog em que mostramos quais são os melhores indicadores para monitorar o desempenho financeiro do seu empreendimento.
Dessa maneira, ele garante que o dinheiro seja bem distribuído no negócio e, assim, ajudar na redução de custos e aumento de produtividade.
Para te ajudar a entender melhor sobre essa atuação e saber como realizar uma boa organização financeira na sua empresa, preparamos este conteúdo para sanar todas as suas dúvidas sobre esse tema.
O que faz um CFO?
O CFO é um profissional que, apesar de lidar com a parte financeira, pode ter diferentes atribuições. Uma das mais comuns é fazer o controle do fluxo de caixa do empreendimento.
Também é recorrente que esse profissional acompanhe os salários pagos aos funcionários, bem como os investimentos feitos em nome da empresa, garantindo que tudo seja feito corretamente.
Em negócios que têm um porte menor, é comum que o gestor empresarial também precise tomar conta da parte financeira e, dessa forma, precisa ter conhecimento e experiência em cuidar desse setor.
Já em organizações maiores, a sua função também é mais ampla, tendo poder de decisão dentro dessa área, como delimitar o salário dos funcionários ou se responsabilizar pelos investimentos realizados em nome da empresa.
Leia mais:
- 5 materiais gratuitos da Qualitin para impulsionar a gestão da sua empresa (e mais um bônus!)
- Tudo o que você precisa saber sobre gestão por Indicadores de Desempenho
Qual a sua importância para a empresa e para a gestão financeira?
Como você já deve suspeitar, o CFO é um cargo de grande importância para os empreendimentos, visto que lida com a sua parte financeira. Ele pode até mesmo ditar o futuro da organização, a depender das decisões tomadas dentro da sua área.
Além disso, a atuação desse profissional também tem se expandido para contemplar a experiência do cliente, já que é preciso orientar todo o empreendimento, incluindo o setor financeiro, para entregar qualidade nos produtos e serviços oferecidos.
Assim, se o CFO resolve economizar em uma atividade que impacta negativamente a qualidade do que é oferecido ao cliente, isso fará com que o consumidor, futuramente, escolha outro local para fechar negócio.
Ou seja, ao invés de economizar, o empreendimento estará perdendo dinheiro!
Por isso, mesmo em empresas menores nas quais o gestor empresarial é quem cuida da parte financeira, é importante buscar especializações ou consultorias que ajudem a direcionar esse setor para os objetivos e metas da organização.
Como ter uma boa gestão financeira?
Agora que você aprendeu um pouco mais sobre gestão financeira, entendendo as atividades dessa área e a importância delas para o desenvolvimento do negócio, está na hora de conferir algumas dicas que te ajudarão a melhorar essa área.
- Invista em um planejamento financeiro
O primeiro passo para uma boa organização financeira é investir em um planejamento financeiro. Por meio dele, o gestor terá maior facilidade em controlar os gastos e investimentos da organização, facilitando a sua tomada de decisão.
- Saiba utilizar as ferramentas financeiras
As ferramentas financeiras compreendem dados e cálculos que devem ser realizados para controlar e monitorar essa área da empresa. Um dos mais importantes é o fluxo de caixa, visto que ele ajuda a conhecer as transações diárias efetuadas pelo empreendimento.
- Tenha o apoio de uma consultoria
Como falado anteriormente, muitos empreendimentos não contam com um profissional focado apenas na gestão financeira, por isso, o responsável por essa área pode não ter tanta experiência para gerenciar as finanças.
Assim, entra o papel da consultoria, que fará uma análise completa da organização e poderá mostrar estratégias que otimizarão a gestão geral da sua empresa, considerando também as finanças do negócio.
Como uma consultoria especializada em alta performance pode ajudar na gestão financeira?
Investir em uma consultoria financeira pode ajudar bastante a sua empresa a ter uma melhor gestão do seu dinheiro. Dessa maneira, o negócio conseguirá aumentar a sua lucratividade e diminuir custos desnecessários.
Outro benefício interessante por contar com esse serviço é a possibilidade de ter uma visão diferenciada desse setor. Os consultores apresentam experiência ampla na área, atuando com negócios de diversos segmentos. Assim, eles conseguem oferecer uma visão externa da empresa.
Ainda falando da alta experiência da consultoria especializada, os profissionais também te ajudarão a ter maior conhecimento, não apenas sobre o seu próprio negócio, mas também sobre como fazer uma gestão financeira eficiente.
Você também terá uma visão financeira a longo prazo, conseguindo organizar o seu fluxo de caixa e fazer progressões para os próximos meses. Dessa maneira, é possível tomar decisões hoje que ajudarão a minimizar crises futuras, por exemplo.
Tenha uma gestão financeira de alta performance!
Após conhecer um pouco mais sobre o que é o CFO, quais as suas principais atividades e, principalmente, como uma consultoria de alta performance pode auxiliar nesse setor, você terá maior confiança de investir nesse serviço e adquirir uma renovação completa em sua empresa.
E para te ajudar ainda mais nessa decisão, preparamos um e-book em que elencamos 6 motivos (além dos que citamos aqui) para você investir em uma consultoria focada em gestão de alta performance. Confira!