Sofrendo com a desorganização da sua empresa? Pratique essas 4 dicas

4 dicas desorganização

Um dos principais fatores que pode determinar o sucesso da sua gestão é a organização. Por meio dela, você conseguirá entender melhor como funciona a sua empresa, além de gerir informações e sua equipe de maneira mais efetiva. A desorganização pode trazer muitas consequências negativas para o seu negócio.

Pensando nisso, listamos algumas dicas de como organizar internamente a sua empresa e, assim, deixá-la mais prática e eficiente, o que ajudará a tornar os processos mais eficientes e seguros.

1. Abandone os papéis (e a desorganização!)

O  primeiro passo para conseguir deixar a sua gestão mais organizada e evitar a desorganização é diminuir o uso de papéis e investir mais em tecnologias

Além de ser algo danoso para o meio ambiente, o uso de métodos mais tradicionais para gerir as informações da sua empresa não é algo seguro.

É muito fácil que as informações anotadas nos papéis acabem se perdendo ou sofrendo algum tipo de dano, o que resultará em prejuízos para toda a organização, além de perder dados importantes e necessários para o desenvolvimento da empresa.

Por isso, busque armazenar suas informações nos computadores e outros tipos de tecnologia, que conseguem guardar melhor os seus dados e apresentam menos riscos de perda, além de não sofrerem danos como rasgos acidentais, por exemplo.

Mesmo no computador, ainda existe a chance das informações armazenadas nele sumirem, como no caso de um funcionário apagar sem querer um arquivo ou caso a máquina sofra algum dano. Porém, existem formas de evitar essas situações, algo que falaremos mais a frente. 

2. Implemente uma gestão de processos para evitar a desorganização

A gestão de processos, também conhecida como Business Process Management (BPM), é um modelo de gestão no qual é preciso conhecer a sua empresa e suas atividades, conseguindo assim mapeá-las e encontrar pontos de melhoria, diminuindo a desorganização.

Essa é uma das maneiras mais eficientes de ter uma gestão organizada, porque permite que o gestor conheça melhor como se dão os processos da sua empresa, como cada atividade é feita, para que ele possa entender como eles podem ser melhorados.

É importante que essa gestão de processos seja levada até a sua equipe, para que eles também possam entender de maneira macro e micro como é o funcionamento da sua empresa e do seu próprio setor e, assim, auxiliar no ganho de produtividade e organização.

Em nosso blog, temos alguns conteúdos que explicam como você pode fazer um mapeamento de processos eficiente e, assim, dar início a sua nova gestão desde já, adquirindo os seus benefícios.

3. Faça backups para evitar a desorganização

Como falamos, investir na tecnologia e digitalização dos dados da sua empresa é um passo importante para a sua organização, mas essa atividade também apresenta riscos.

Assim, para evitar que as suas informações se percam ou sejam apagadas, é importante fazer um backup desses dados para que eles fiquem sempre armazenados na nuvem. Dessa maneira, evita-se a desorganização e o retrabalho de colher esses dados novamente.

Dessa maneira, você poderá acessá-los sempre que precisar, não necessariamente precisando ter acesso aos computadores da empresa, além do seu backup não necessitar de espaço físico para se manter.

Outra vantagem de investir no backup de informações é que eles apresentam maior segurança para a sua empresa, uma vez que é necessário ter um login de acesso para chegar até essas informações.

4. Controle os gastos da empresa para evitar a desorganização

Além da organização operacional, também é preciso prestar atenção na área financeira da empresa. Se ela estiver desorganizada, a chance da sua empresa ter gastos excessivos é muito alta.

Assim, é importante que você comece a tomar medidas que promovam a organização financeira da empresa, como ter um mapeamento mais eficiente do seu fluxo de caixa, ter uma melhor gestão de contas, entre outras medidas.

Quando você tem informações sobre o quê e quanto a sua empresa está gastando, fica mais fácil entender o que pode ser cortado e otimizado, permitindo com que a organização tenha saúde financeira. 

Além de realizar essa organização financeira, é importante ter disciplina para que as mudanças realizadas sejam cumpridas, além de manter um mapeamento periódico desse setor.

Entendendo melhor o que você pode fazer para organizar a sua empresa internamente, você entenderá melhor como ela funciona, bem como quais as melhores medidas que podem ser tomadas para que os processos fluam da melhor maneira possível.

Você sabia que uma gestão de alta performance pode te ajudar a ter uma empresa mais organizada? Acesse o nosso e-book e confira 6 benefícios de investir em uma consultoria voltada para essa área!

consultoria-especializada

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Mais posts

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Estamos no WhatsApp

Ao clicar em "aceitar cookies" você aceita que a Qualitin colete algumas informações do seu dispositivo e navegador, que permitem-nos personalizar o conteúdo que é exibido e controlar o desempenho do site. Para mais informações consulte nossa Politica de Privacidade.