A competitividade das micro e pequenas empresas em tempos de crise

Com a crise instaurada, muitos setores da economia brasileira sofrem diretamente com a oscilação da economia, altas taxas de juros e congelamento de investimentos, mas outros, por ocuparem um nicho específico de mercado, conseguem lidar melhor com a instabilidade.

Hoje, as mais de 5 milhões de micro e pequenas empresas no país representam 27% do PIB brasileiro e são um dos nossos sustentáculos da economia e progresso. Quer saber por que as micro e pequenas empresas se destacam em ambientes hostis e como fazer para crescer mesmo em um período de crise? Confira.

Vantagens das Micro e Pequenas Empresas

Uma das vantagens das micro e pequenas empresas diz respeito ao regime de arrecadação fiscal. Os empreendedores enquadrados no Simples Nacional pagam os seus tributos, como o PIS, INSS, ICMS, com apenas um documento, tornando o processo bem menos burocrático.

Além disso, a participação em licitações também é favorecida para essas empresas, que concorrem igualmente com as de grande porte. Mesmo que elas não estejam em dia com as obrigações fiscais, podem participar de processos licitatórios, e se ganharem, têm dois dias para colocar em dia as irregularidades.

Todo empreendimento tem no processo de tomada de decisões uma importante ferramenta para o sucesso dos negócios. Para os micro e pequenos empreendedores, ele é mais simplificado, o que acaba se tornando uma vantagem de gestão se comparadas às grandes empresas. Quando ela é menor, é mais fácil de identificar problemas e encontrar soluções, e as decisões podem ser tomadas em menos tempo, mesmo se implicarem em mudanças de curso.

Como continuar a crescer em tempos de crise?

Tenha um planejamento

Independente do tamanho da empresa, em épocas de crise o planejamento é ainda mais necessário. Avalie o mercado, a concorrência, as perspectivas para os próximos meses e as suas ofertas de produtos e serviços e trace uma estratégia comercial, definindo no que vai investir.

Priorize a gestão de resultados

Para ter maior estabilidade, ter uma gestão de resultados sob controle é essencial para as micro e pequenas empresas, já que ela possibilita o planejamento de investimentos com mais tranquilidade. Os softwares de gestão são verdadeiros aliados nessa análise, e irão lhe ajudar a manter-se vivo e competitivo durante e depois da crise.

Fidelize os clientes pelo relacionamento

Manter e fidelizar um cliente, em termos de custos, é mais vantajoso para as empresas do que conquistar novos consumidores. Por isso, é preciso investir no relacionamento com o seu público, para que ele sempre se lembre da sua marca quando precisar de algum produto ou serviço que você ofereça. Dentre as estratégias estão o atendimento segmentado, produção de conteúdo relevante, presença digital nas redes sociais e um canal de comunicação direto, que pode ser, por exemplo, um SAC 2.0.

Outra ferramenta que é fundamental para ajudar o gestor a aproximar o relacionamento da sua empresa com o seu público são os softwares CRM. Com eles, é possível reunir de forma prática todas as informações dos clientes, como dados pessoais e históricos de compra. Dessa forma, o atendimento se torna mais assertivo, pois é possível traçar o perfil de cada consumidor e direcionar ações específicas para ele.

E você, tem dado atenção a essas questões na sua empresa? Lembre-se que tempos de crise podem oferecer oportunidades de crescimento se a gestão do seu negócio tiver um planejamento adequado. Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente pelos comentários.

]]>

Estamos no WhatsApp

Ao clicar em "aceitar cookies" você aceita que a Qualitin colete algumas informações do seu dispositivo e navegador, que permitem-nos personalizar o conteúdo que é exibido e controlar o desempenho do site. Para mais informações consulte nossa Politica de Privacidade.