A pirâmide de Maslow


Este caso é excelente para ilustrar um fato que custei muito a entender: a precisão das informações que nos trazem conhecimento é muito menos importante do que aquilo que a emoção grava em nossos cérebros, e passa a influenciar nossas decisões.
Aprendi com o Falconi a importância da obra do filósofo Maslow, que em meados do século passado aportou importante enfoque humano sobre as teorias estatísticas de Deming. Mexia com o lado direito do cérebro, arredondava arestas do enfoque lógico-matemático do TQC.
Das lições de Maslow me ficaram lembranças permanentes, no que diz respeito à motivação humana:
1 – Nosso estado natural é de insatisfação (ou de neutralidade); temos impulsos de satisfação. A motivação é produto da freqüencia e da amplitude destes picos.
2 – Estes picos de satisfação ocorrem quando resolvemos problemas relativos às 5 camadas de necessidades básicas, caracterizadas por Maslow :
a. Fisiológicas, como fome, sono…
b. Segurança de manutenção do emprego, do patrimônio…
c. Social – ser aceito pelo grupo familiar, amigos…
d. Auto-estima – ser livre, independente, reconhecido, destacado
e. Auto-realização – realização do seu próprio potencial, poder trabalhar no que é minha vocação, auto-desenvolvimento.
3 – Existe uma hierarquia: as necessidades mais básicas precisam estar satisfeitas, para que as de camadas superiores adquiram importância. Se temos sede, enquanto não tomarmos água teremos poucas preocupações com o social, por exemplo;
4 – Mais adiante, li em outro livro do mesmo autor que acima da auto-realização está a doação, o ato de doar o que temos, em benefício de outros (os mecenas são um bom exemplo).
Como se trata de hierarquia, necessidades mais ou menos básicas, quase todos os autores se referem – e desenham – uma pirâmide.
Representa muito bem – mas os livros de Maslow não tem figuras.
Além disto, podemos entrar mais no detalhe, há outras necessidades mais avançadas que o mesmo autor apresenta e discute.
Para mim, bastam as 5, e uma sexta de muitas. Me ajudaram muito a entender e explicar problemas de motivação no dia-a-dia. Se fizermos uma reunião para discutir Maslow, todos citarão a pirâmide com as cinco necessidades básicas. O que alguns tem a mais, importa muito pouco para os 80%…




]]>

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Mais posts

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Estamos no WhatsApp

Ao clicar em "aceitar cookies" você aceita que a Qualitin colete algumas informações do seu dispositivo e navegador, que permitem-nos personalizar o conteúdo que é exibido e controlar o desempenho do site. Para mais informações consulte nossa Politica de Privacidade.