Aprenda a como ter uma gestão de crises eficiente

gestão de crises

Principalmente no período em que estamos vivendo, crises na gestão podem ocorrer e é importante que você, como profissional da área, esteja preparado para esses momentos e consiga contornar a situação.

Agora que você sabe que problemas podem aparecer na sua empresa, está na hora de entender o que é a gestão de crises e o que fazer nesses momentos para garantir o crescimento da sua instituição.

Vamos lá?

O que é gestão de crises?

A gestão de crises é um tipo de gestão na qual é aplicada em momentos delicados dentro da empresa, como problemas econômicos, algum fato que coloque em risco a reputação da empresa, entre outras situações.

Nesses casos, simplesmente continuar com as atividades normais da empresa ou tomar atitudes a longo prazo não vão funcionar, já que os efeitos dessa crise acontecem muito rápido, de maneira quase imediata.

Assim, um bom gestor precisa mudar essa estratégia, investindo em técnicas que ajudem a contornar a situação, minimizar os danos causados e fazer com que a empresa consiga se estabilizar o mais rápido possível.

Além de evitar consequências negativas de uma crise, uma gestão eficiente também precisa evitar com que, de fato, esses problemas aconteçam. Por exemplo: caso a sua instituição já esteja começando a receber comentários negativos sobre um produto/serviço oferecido, é necessário agir rapidamente e buscar uma solução.

Assim, a gestão de crises precisa ser adaptada para estar sempre presente na empresa, para minimizar ao máximo os riscos de uma crise real que pode causar danos financeiros e morais para a instituição.

Leia mais:

Como fazer uma gestão de crises eficiente?

Agora que você conheceu um pouco melhor sobre o que é uma gestão de crise, está na hora de entender o que pode ser feito nessas situações de maneira efetiva e se mostrar um gestor eficiente.

Faça um planejamento

Não é porque o problema apareceu de maneira inesperada que o gestor não deve fazer um planejamento das suas ações. Justamente por ser uma situação atípica e grave que o gerenciamento de crises precisa ser bem pensado, já que uma atitude imprudente pode piorar ainda mais a situação.

Assim, tire um tempo para analisar outras empresas que passaram por essa mesma situação (ou parecida) e avalie quais foram as suas ações. Também é preciso tirar um momento para analisar todo o caso da sua instituição e avaliar quais as soluções disponíveis.

Se estiver com dúvidas sobre como começar, baixe grátis esse e-book: Explicando o Planejamento Estratégico

Tenha um planejamento estratégico para evitar uma melhor gestão de crises

Mostre a posição da empresa

É muito importante que a sua empresa mostre uma posição com relação a crise que está passando, não apenas em questões causadas por problemas morais, como um escândalo envolvendo um funcionário da empresa, mas também em questões financeiras e de outros âmbitos que estejam causando prejuízos para a empresa.

Dessa maneira, você mostrará credibilidade e respeito e poderá até mesmo cativar clientes por conta da sinceridade e responsabilidade da instituição. Entretanto, não se esqueça do tópico anterior: tenha um planejamento bem definido, para depois, conseguir se posicionar e explicar as ações que serão tomadas pela empresa.

Seja rápido

Um bom gestor de crises precisa agir rápido, para diminuir ao máximo os prejuízos. Assim, a etapa de planejamento precisa ser feita de maneira breve e eficiente. Inclusive, uma boa organização da sua estratégia fará com que os riscos das suas ações darem errado diminuam. 

De qualquer maneira, é importante não demorar demais no seu planejamento, já que algumas perdas podem não ser recuperadas. Com essas atitudes, você conseguirá contornar a situação de maneira rápida e eficiente, podendo fazer com que a sua empresa volte para a sua normalidade e retenha seus clientes e fornecedores atuais.

Não pare as atividades da empresa

Outra dica importante é não parar as atividades da empresa. Os seus serviços e produtos oferecidos são sua fonte de lucro, então é importante que a sua instituição continue funcionando.

Em uma situação como uma pandemia, na qual as empresas físicas precisam se manter fechadas, é importante pensar em alternativas para continuar atuando, como investir em lojas virtuais ou modificar um pouco a sua área de atuação para conseguir se manter na ativa nessa nova realidade.

Muitas vezes, parar as atividades da empresa fará com que o problema aumente e não o contrário. Por isso, aja com cautela: se for realmente necessário, alguns setores podem ser freados, mas não faça com que a empresa pare por completo.

Assim, entendendo o que é uma gestão de crises e o que deve ser feito para contornar situações atípicas e difíceis dentro da empresa, você conseguirá estar preparado para enfrentar diferentes situações e, mesmo assim, manter a sua instituição funcionando ativamente e minimizando ao máximo as suas perdas.

Uma das premissas da gestão de crises é estar antenado na situação da empresa o máximo de tempo possível. Assim, é interessante contar com uma empresa parceira que possa te auxiliar a ter uma gestão eficiente e saber exatamente o que fazer durante um período de crise.

Entre em contato conosco e faça gratuitamente o nosso raio-x sobre a performance da gestão da sua empresa!

Agende um raio-x para melhorar a gestão de crises da sua empresa
Estamos no WhatsApp

Ao clicar em "aceitar cookies" você aceita que a Qualitin colete algumas informações do seu dispositivo e navegador, que permitem-nos personalizar o conteúdo que é exibido e controlar o desempenho do site. Para mais informações consulte nossa Politica de Privacidade.