Aprenda de uma vez por todas a definir a Missão, Visão e Valores da sua empresa

missão, visão e valores

Começo de ano é um período em que as pessoas costumam rever alguns aspectos sobre a sua empresa, ou até mesmo defini-los. Alguns deles são a missão, visão e valores da organização.

Por isso, neste conteúdo você entenderá o que são esses aspectos de uma organização, qual a importância deles e, principalmente, como definir cada um.

Boa leitura!

O que é missão, visão e valores?

A missão, visão e valores, também conhecidas como MVV, são uma parte da estratégia de gestão que visa alinhar o propósito do negócio, bem como darem uma visão sobre o presente e futuro da organização.

O que é a missão da organização?

De maneira prática, a missão é o propósito pelo qual a sua organização existe, o que ela alcançará com suas atividades. Ela é uma das bases da identidade de uma empresa, pois direciona como ela deve ser.

Se estiver em dúvida sobre como definir sua missão, não se preocupe, separamos neste e-book algumas dicas infalíveis:

O que é a visão da empresa?

Já a visão focará no futuro da organização, como ela planeja estar daqui a alguns anos. A visão de uma organização não deve ser simples: é interessante que o gestor consiga explicar de maneira mais detalhada como sua empresa deve estar daqui há 5 ou 10 anos, por exemplo.

O que são os valores do negócio?

Os valores representam as diretrizes da organização, no que elas acreditam e como a cultura organizacional deve ser para que toda a equipe caminhe juntos em busca dos objetivos definidos na missão e visão.

Leia também:

Por que elas são importantes para a minha empresa?

Por mais que você já tenha ouvido esses termos, muitas organizações ainda não se preocuparam em definir qual é a missão, visão e valores das suas organizações, enquanto outras realizaram de maneira bem básica.

Definir esses aspectos do seu negócio pode lhe dar um importante diferencial competitivo, enquanto ajuda a definir qual o tipo de colaborador que a sua organização precisa e que conseguirá te ajudar a alcançar as metas pretendidas.

Por exemplo: suponha que um dos valores definidos para a sua organização seja de “cuidar do planeta”. Um colaborador que não pensa ou pratica ações ecológicas pode não ser uma boa aquisição para a sua equipe. Assim, você evita uma contratação errada e um turnover alto.

No dia a dia, a missão, a visão e os valores das empresas são utilizados com frequência, pois são eles que direcionam as estratégias adotadas interna e externamente, além de dar uma “personalidade” para a sua organização perante o público.

Como defini-las?

Agora que você entendeu o que é a missão, visão e valores de um negócio, bem como a sua importância para as organizações, está na hora de entender como definir cada um desses aspectos.

Definindo a missão

Para tornar o processo de criar a missão da sua organização de maneira mais fácil, você pode se fazer algumas perguntas e, com base nas respostas, montar o seu texto que define o porquê da sua empresa existir:

  • O que a sua organização se propõe a fazer?
  • Para que minha organização existe?
  • Como ela deve fazer as suas atividades?
  • Qual o papel da organização na sociedade e no mercado?
  • Onde o seu negócio deve atuar?

Definindo a visão

Para definir a visão, primeiramente é importante entender que ela deve se alinhar com a missão e os valores da organização. Também é interessante que ela apresente indicadores, metas e um prazo a ser cumprido.

Para fazer isso, você pode seguir um passo a passo simples, mas efetivo:

  • Pense em como você quer que a sua empresa esteja daqui a 5 anos;
  • Elenque quais são os indicadores que mostram que você está no caminho certo;
  • Defina as metas que você quer cumprir dentro desse período de 5 anos (por exemplo, se você quer que a sua organização tenha um certo faturamento anual no 5º ano, estabeleça quanto quer ganhar nos anos anteriores);
  • Elabore uma declaração ou frase que demonstre e explique os passos anteriores.

Definindo os valores

Já para definir os valores da sua organização, você também pode usar uma dinâmica simples: se a sua organização fosse uma pessoa, que características ela teria? Qual seria o seu modo de agir? O que ela defende?

Ao mesmo tempo, busque fazer isso imaginando a equipe perfeita: o que seus colaboradores precisam ter? E pensando no cliente perfeito: o que precisamos ter e acreditar para que realmente combine com os objetivos do meu cliente?

Está na hora de definir quem a sua organização realmente é!

E então? Conseguiu entender o que é a missão, visão e valores da sua empresa, bem como as melhores maneiras de definir cada um desses aspectos? Uma gestão que tem isso definido está um passo mais perto de atingir a alta performance.

Quer saber mais sobre o que é uma gestão de alta performance? Baixe gratuitamente nosso infográfico e comece esse novo ano com o pé no acelerador:

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Mais posts

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Estamos no WhatsApp

Ao clicar em "aceitar cookies" você aceita que a Qualitin colete algumas informações do seu dispositivo e navegador, que permitem-nos personalizar o conteúdo que é exibido e controlar o desempenho do site. Para mais informações consulte nossa Politica de Privacidade.