As paredes não podem mentir

Caso real, ocorreu na Argentina: estávamos implantando um sistema de gestão à vista, em que falhas eram tratadas deslocando cartõezinhos entre diversas caixas presas à parede. Numa das visitas de acompanhamento, o gerente local disse que nosso sistema não funcionava.
A fábrica estava cheia de cartazes, anunciando a vinda de uma autoridade importante – que tinha ocorrido na semana anterior.
As paredes refletem a cultura da empresa. Se aqueles cartazes todas mentiam, porque as pessoas iriam levar a sério um quadrinho muito menor, e isolado?
Paredes limpas e bem cuidadas podem comunicar capricho.
Quadros de aviso podem ser uma importante mídia do endomarketing.
Dois cuidados são essenciais:
1. Mantenha o quadro organizado, sem mensagens antigas. O excesso de informação é uma forma de contra-informação.
Bem simples de fazer: todo aviso deve ser tamanho A4 e, não pode estar torto nem com metade fora do quadro. E deve ter, na sua margem inferior, à esquerda, a data em que será removido.
Qualquer pessoa que veja um aviso vencido, sem data, ou mal colocado, pode arrancá-lo do quadro. Funciona!
2. Não podemos exigir que o leitor do quadro (nosso cliente, certo?) precise procurar o que é novo, e perdendo tempo revendo o antigo.
Bem simples de fazer: divida o quadro em 6 campos, em cinco dos quais está escrito o dia da semana em que o aviso foi colocado. Se eu li o quadro ontem, quinta-feira, basta passar os olhos pelo espaço destinado aos avisos publicados na sexta. Também funciona! 

]]>

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Mais posts

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Estamos no WhatsApp

Ao clicar em "aceitar cookies" você aceita que a Qualitin colete algumas informações do seu dispositivo e navegador, que permitem-nos personalizar o conteúdo que é exibido e controlar o desempenho do site. Para mais informações consulte nossa Politica de Privacidade.