Durante o processo de reestruturação de um setor ou de toda a gestão de uma empresa, muitos gestores podem ficar em dúvida se vale a pena investir em uma consultoria ou terceirizar atividades e setores para ter uma gestão de alta performance
Neste conteúdo, explicaremos o que é o BPO e a consultoria, além de mostrar porque você deveria investir na segunda opção para garantir o desenvolvimento da sua empresa.
Confira!
O que é BPO e quais as suas diferenças para a consultoria?
O Business Process Outsourcing é uma estratégia na qual a empresa abre mão de gerir alguns setores ou atividades da organização e passa essa responsabilidade para terceirizados, comumente especializados naquela área de atuação.
Dessa maneira, a empresa contratada faz uma ponte entre a organização contratante e a mão de obra que executará determinados serviços ou atuará dentro de certo setor na organização. Geralmente, a terceirização é feita em áreas que não atuam diretamente na atividade principal da empresa mas, ainda assim, são importantes para o seu funcionamento.
Alguns setores que comumente são terceirizados são os de limpeza, contabilidade e jurídico, que apesar de não lidarem diretamente com a área ou serviço da empresa, são necessários para manter a ordem e organização interna.
O BPO pode oferecer algumas vantagens, como diminuir encargos trabalhistas ou otimizar tempo dentro da empresa. Em contrapartida, a organização pode sofrer com problemas de comunicação e adquirir algumas despesas ocultas, como implementação de ferramentas ou aumento do plano contratado na terceirização.
Leia mais:
- Qualidade Total – O que é e como funciona
- 4 dicas para alinhar sua estratégia empresarial
- As estratégias validam os resultados
O que é a consultoria?
Já a consultoria é um tipo de serviço no qual uma empresa é contratada para diagnosticar e auxiliar em sua resolução. É possível contratar um profissional expert na área que precisa ser ajustada ou investir em uma empresa que pode realizar essa atividade de forma mais ampla.
Existem diversos tipos de consultoria, sendo uma das mais comuns a de gestão empresarial. Por meio dela, a organização trabalha de maneira geral, conseguindo identificar os gargalos e problemas presentes dentro da organização e propor soluções inteligentes, voltadas para a alta performance.
Na consultoria, o gestor se faz presente e participativo, auxiliando em todas as etapas do projeto, tanto para conhecer melhor a sua própria empresa como para tomar as decisões que colocarão a estratégia sugerida pela consultoria em prática.
Além disso, a consultoria permite com que você tenha a orientação de uma empresa mais experiente no mercado, que atuou com diversas outras empresas de segmentos diferentes ou iguais o da sua gestão, permitindo com que se tenha uma visão diferenciada do negócio e, por consequência, soluções mais criativas e efetivas.
Qual vale mais a pena?
Se você quer ter um melhor controle sobre o seu negócio, uma melhor integração entre toda a empresa além de adquirir conhecimentos valiosos sobre gestão e sua própria área de mercado, o mais apropriado é investir na consultoria.
A consultoria é uma maneira de ver o seu negócio saudável e sustentável a longo prazo.
Por meio de orientações que auxiliarão no seu planejamento estratégico e na resolução de futuras crises que podem acontecer.
Além disso, quem está pensando em economia terá na consultoria uma alternativa mais acessível, já que não será necessário adquirir planos e fazer pagamentos recorrentes, como ocorre na terceirização, com o BPO.
Aliás, em uma consultoria, o especialista pode inclusive orientar a terceirização de um setor ou atividade se esta for uma boa alternativa para solucionar um problema na sua empresa.
Como escolher uma boa consultoria para a minha empresa?
Agora que você entendeu um pouco mais sobre BPO e consultoria, além de entender porque você deve investir na segunda opção, está na hora de entender como você deve escolher o melhor serviço de consultoria para você.
Conheça os clientes da empresa
A melhor maneira de saber se uma empresa oferece serviços de qualidade é consultando os seus clientes. Você poderá entender se eles conseguiram alcançar os objetivos propostos, além de conhecer um pouco mais sobre o seu modo de trabalho.
Avalie se ela compartilha os mesmos valores da sua empresa
É importante que a empresa e a consultoria estejam alinhadas com os mesmos valores, para que as estratégias criadas não fujam da proposta da organização e sejam realmente eficazes.
Veja se os consultores são objetivos e sinceros
Para que uma consultoria seja efetiva e realmente proporcione mudanças, os consultores precisam ser sinceros e apontar os erros encontrados sem medo de represálias ou objeções.
Está na hora de mudar!
Assim, entendendo um pouco mais sobre o que é BPO e consultoria, porque as consultorias podem ser a melhor opção para a sua organização e como escolher a melhor empresa para esse serviço, você poderá começar desde já elaborar a reestruturação da sua gestão.
E para que você tenha ainda mais sucesso com uma consultoria, sugerimos que você opte por uma focada em alta performance. Baixe nosso e-book e conheça 6 motivos para fazer essa escolha!