Como a análise de dados ajuda Gestores e CEOs a alavancarem seus resultados?

A análise de dados é uma ferramenta poderosa para gestão de uma empresa. Coletar os dados de base confiável é o primeiro passo para uma gestão efetiva e fundamental para mudança de paradigmas.

Existem momentos em que uma empresa precisa rever o que está sendo feito, tendo a necessidade de alterar processos e até mesmo a estrutura da companhia. Quando isso acontece, geralmente é preciso uma mudança de paradigma, visando alcançar maiores resultados ou corrigir problemas.

Sendo assim, neste processo, é mais do que fundamental ter uma análise de dados concisa – é uma questão de sobrevivência. A partir de uma conduta analítica e pragmática, é possível identificar com precisão, quais aspectos precisam ser alterados. Isso facilita e consolida o planejamento de curto, médio ou até mesmo longo prazo.

Quando uma equipe analisa os dados de seus processos, passa a compreender a real dimensão das etapas de suas atividades. Isto ocorre porque ao estudar os dados, passamos a quantificar todas as causas e efeitos. Isto é muito importante pois descarta afirmações generalistas, fato muito comum em discussões dentro das organizações.

Mas como implantar a análise de dados em sua empresa?

Existem dois pontos fundamentais para implantar a análise de dados em sua empresa: Fazer as perguntas certas e ter foco.

Faça as perguntas certas: Muitas vezes passa-se mais tempo coletando e acumulando dados do que fazendo uma análise que traga subsídios importantes para a tomada de decisões. O primeiro passo, neste sentido, é ter claramente definidos os objetivos de curto, médio e longo prazo, ou seja, os indicadores de sucesso do negócio. Assim, estes indicadores irão nortear todo o trabalho de análise e evitar que a empresa direcione tempo e recursos analisando dados que não trarão resultados no futuro.

Mantenha o foco: Saber direcionar tempo, equipe e investimentos para otimizar os ganhos deveria ser o foco de qualquer negócio. Esta decisão, no entanto, não deve ser tomada baseada no “feeling”. Ademais, é preciso monitorar e analisar constantemente todas as iniciativas, objetivos e processos chave de cada empresa, definindo metas e métricas.

Leia mais:

Vejamos o passo a passo para essa implantação:

  • Defina o que deve ser gerenciado, ou seja, monitorado com a intenção de agir quando necessário;
  • Defina os níveis de desempenho esperados;
  • Defina os objetivos (metas) para cada resultado gerenciado;
  • Defina um cronograma (tipicamente mensal) de apresentação dos seus resultados;
  • Foque suas reuniões nos resultados que estão prejudicando o atingimento das suas metas;
  • Invista tempo nas análises destes resultados, utilizando ferramentas como brainstorming, diagrama de causa e efeito (Ishikawa), análises de Pareto, sistemas de Business Intelligence;
  • Convença as pessoas que estiverem nas reuniões que as análises feitas foram suficientes para identificar o que realmente precisa ser feito para atingir os resultados esperados;
  • Monitore a execução destas ações;
  • Avalie o impacto da execução destas ações nos resultados;
  • Por fim, faça isso rotineiramente, SEMPRE.

Por que utilizar a análise de dados?

Considerando que a gestão de todo e qualquer negócio necessita das etapas de planejamento, implementação e controle, mecanismos de apoio a estas atividades são fundamentais. Para que a atividade de analisar dados cumpra o seu papel, é necessário haver uma estratégia definida e desdobrada pelas diversas áreas da empresa. Cada gestor deve orientar suas ações nas informações oriundas das análises desses dados, gerando mais produtividade.

Em um ambiente cada dia mais globalizado, onde a abundância de dados que não geram informações direcionadas e precisas pode até atrapalhar a gestão, é imprescindível que a análise de dados esteja inserida na rotina das empresas.

Vejamos algumas vantagens:

  • A prática permite que todos passem a entender de fato os processos em que atuam e gerenciam;
  • Faz com que todos passem a ser muito mais consistentes em suas análises;
  • Torna as discussões muito mais objetivas e rápidas;
  • Estimula a criatividade, sem perder o foco;
  • Desperta a curiosidade ao estimular o estudo, ingrediente que qualifica as pessoas no que realmente traz resultado para a organização;
  • Permite um melhor estabelecimento de metas e estratégias;
  • Criação de soluções diferenciadas;
  • Melhor gerenciamento de clientes;
  • Alavanca resultados.

Sobre a interpretação dos dados

A facilidade na interpretação dos dados requer um bom software de BI e, também, planejamento estratégico para que possa ser executado de acordo com as necessidades e realidade da empresa.

De fato, nos dias de hoje, não há nenhuma necessidade de se ter papeladas transbordando das mesas ou planilhas complexas e informações desencontradas.

Inegavelmente, métodos antigos de controle são muito sujeitos a falhas, o que é inaceitável para uma empresa que quer crescer e ter bons lucros.

Ao invés de espalhar dados importantes por aí, um software de gestão vai juntar todas as informações no mesmo local, centralizando o conteúdo e deixando o acesso extremamente fácil e rápido, com um nível de precisão e consistência avançado.

Se os setores estão integrados e os dados estão coletados com precisão, os cenários projetados serão realistas. Informações precisas possibilitam identificar padrões e direcionar objetivos em curto, médio e até longo prazo. Identificar o cliente e mapeá-lo de acordo com seu perfil traz inúmeros benefícios, principalmente na redução de custos. Isso porque, uma vez que todas as etapas podem ser melhoradas a partir, por exemplo, da identificação e interpretação das reclamações de clientes atuais, as estratégias podem ser traçadas a fim de captar novos clientes e fidelizar os antigos.

Com base nas análises obtidas a equipe tem reais condições de fazer a gestão destes dados de forma precisa, através das ferramentas adequadas para cada necessidade. A metodologia de gestão de indicadores oportuniza que todos os gestores trabalhem de forma rápida e objetiva.

Conheça o Quattrus

Com uma boa solução de gestão, como nossa parceira Quattrus, a sua organização conseguirá muito mais exatidão nas informações. O Quattrus é um software baseado em uma metodologia prática que permite sistematizar a comunicação dentro da empresa. Com ele é possível desdobrar metas, aumentar a produtividade e estimular a alta performance, de uma forma objetiva e colaborativa.

E para você que chegou até aqui, disponibilizamos uma mentoria gratuita para contribuir com sua empresa nesse momento.

Nossos consultores vão avaliar onde sua empresa pode melhorar para se fortalecer no mercado.

Acesse agora e solicite sua mentoria gratuitamente:

Estamos no WhatsApp

Ao clicar em "aceitar cookies" você aceita que a Qualitin colete algumas informações do seu dispositivo e navegador, que permitem-nos personalizar o conteúdo que é exibido e controlar o desempenho do site. Para mais informações consulte nossa Politica de Privacidade.