Saiba como a análise de dados impacta os resultados de uma empresa.
Quando uma equipe analisa os dados de seus processos, passa a compreender a real dimensão das etapas de suas atividades. Isto ocorre porque ao estudar os dados, passamos a quantificar todas as causas e efeitos. Isto é muito importante pois descarta afirmações generalistas, fato muito comum em discussões dentro das organizações.
Por que devemos adotar a análise de dados?
- A prática permite que todos passem a entender de fato os processos em que atuam e gerenciam;
- Faz com que todos passem a ser muito mais consistentes em suas análises;
- Torna as discussões muito mais objetivas e rápidas;
- Estimula a criatividade, sem perder o foco;
- Desperta a curiosidade ao estimular o estudo, ingrediente que qualifica as pessoas no que realmente traz resultado para a organização;
- Permite um melhor estabelecimento de metas e estratégias.
Quer um exemplo?
“O Homem que Mudou o Jogo”, filme dirigido por Bennett Miller e protagonizado por Brad Pitt. Ele exemplifica bem como a análise de dados pode impactar a performance positivamente.
O filme retrata a história real de Billy Beane, diretor geral do Oakland Athletics. Em 2001, quando estava sem ganhar jogos e perdendo seus principais jogadores, o time precisava dar a volta por cima. Após inúmeras tentativas frustradas, Beane deixa de consultar seus técnicos e aposta em um jovem especialista em estatísticas matemáticas. O jovem analisa a fundo o potencial de cada jogador baseando a interpretação no desempenho dos atletas, apenas através dos dados e não da fama. Baseado em suas análises, o diretor da equipe passa a entender o real potencial de cada atleta. Assim, compõe seu time e estratégia de jogo baseado nas estatísticas dos desempenhos.
Como resultado, o destino do Oakland na temporada mudou, se transformando em um grande caso do esporte.
Vamos analisar:
No caso retratado pelo filme é muito interessante perceber como um jovem de pouquíssima experiência prática consegue rapidamente dominar o processo (o jogo de beisebol) muito melhor e em um tempo muito curto em relação aos seus colegas “experientes”, através de análise de dados.
É também fácil perceber como os números despertam no time o interesse para o estudo e entendimento dos resultados, assim como contribuem decisivamente para a definição de metas e estratégias da equipe. Ora, se isto funciona com beisebol profissional, por que não funcionaria dentro de uma empresa onde o conjunto de variáveis é muito menor?
Sua empresa pode obter grandes resultados regularmente, mas fazer com que todos nela obtenham bons rendimentos o tempo todo é o que a transforma em uma organização de alta performance.
Com certeza, isto só ocorre quando a prática de análise de dados fizer parte da cultura da empresa. Ou você conhece alguma organização de referência que não tenha esta prática no seu DNA?