Como analisar a produtividade da sua equipe com 6 indicadores de produtividade

KPIs de produtividade: quais acompanhar?

Se alguém perguntasse a você se a sua equipe é produtiva, você conseguiria dar uma resposta embasada? Isso é possível se você analisar indicadores de produtividade.

Acompanhar o nível de produtividade da sua equipe é muito importante, pois isso mostrará com qual velocidade ela consegue resolver problemas, produzir e, dessa maneira, oferecer o melhor produto serviço para o seu público.

Neste conteúdo, você conhecerá os principais indicadores de produtividade de equipe para você poder acompanhar de perto (e com dados) se a sua equipe está conseguindo produzir na velocidade e qualidade esperadas.

Mas antes…

O que são os indicadores de produtividade?

Os indicadores de produtividade são uma ferramenta utilizada para conseguir acompanhar e mensurar como andam as operações de uma empresa por parte da equipe, seja por todo o grupo de pessoas específicas.

De maneira prática, eles ajudam a entender como anda o desempenho dos funcionários e, assim, o gestor poderá elaborar maneiras de aumentar esse índice. Ao mesmo tempo, também é possível ter uma melhor base para investigar as causas desse “gap”.

Com essa informação, será possível ter uma relação mais próxima com a equipe e entender o que pode ser feito para manter os colaboradores engajados e entregando ótimos resultados.

Quais os melhores indicadores de produtividade?

Veja a seguir os principais indicadores de produtividade para analisar a sua equipe:

1- Tempo ocioso

O primeiro indicador que deve ser analisado é o de tempo ocioso, ou seja, quanto tempo uma determinada equipe ou colaborador fica sem atividades para fazer durante a semana ou mês.

Analisar constantemente o nível de tempo ocioso fará que você consiga distribuir melhor as tarefas entre a equipe evitando a sobrecarga de atividades em poucas pessoas e, ao mesmo tempo, que outras fiquem sem fazer nada por um longo período.

Leia também:

2- Pontualidade

Outro fator que deve ser analisado é o da pontualidade, mas não estamos nos referindo ao horário em que o colaborador chega no negócio, mas sim com o comprimento dos prazos para os processos e tarefas estipuladas.

Se esse tipo de pontualidade não está sendo respeitada, é interessante que o gestor busque analisar as informações e, se possível, remanejar esses prazos para um período em que seja possível concluir essas atividades.

Quer conhecer diversos outros indicadores que podem ser utilizados para acompanhar diversos setores da sua empresa? Baixe gratuitamente nosso e-book com 29 exemplos:

3- Produção por período

A produção por período se refere a análise do quanto foi produzido pela equipe ou por um funcionário específico em um determinado período, como dia, hora, semana, mês etc.

Com esse indicador, será possível entender quanto tempo a sua equipe leva para realizar uma determinada atividade ou processo. O que é ótimo para passar prazos mais realistas para os clientes, por exemplo.

4- Velocidade nos processos

Esse indicador é parecido com o anterior, mostrando com que velocidade a sua equipe, ou colaboradores específicos, realizam as suas tarefas. Porém, o seu foco está em entender como a organização de atividades está sendo feita.

Analisar a velocidade nos processos permitirá que o gestor consiga identificar ladrões de tempo, ou seja distrações a problemas que estão tomando o tempo da sua equipe.

5- Redução de custos

Esse é um indicador muito interessante, pois ele mostra a capacidade do colaborador de conter gastos (sem afetar negativamente a sua produtividade) e, dessa forma, ajudar a reduzir os valores operacionais.

Para avaliar esse índice, é preciso analisar a rotina do colaborador e verificar se ele tem preocupação e cuidado com os materiais e equipamentos do negócio por meio de ações, como não deixar o computador ligado durante os intervalos, apagar as luzes ao sair do escritório, entre outras.

6- Incidência de erros

É normal que erros aconteçam com a equipe, porém se eles estão aparecendo constantemente, é importante investigar. Para saber isso, o gestor deve analisar o indicador de incidência de erros.

Assim, será possível entender quais falhas estão sendo cometidas com maior frequência e se a organização está investindo em treinamentos e feedbacks para evitar uma nova ocorrência.

Sua equipe tem indicadores de produtividade altos ou baixos?

Agora você já sabe quais indicadores utilizar para acompanhar os níveis de produtividade da sua equipe e, dessa forma, conseguir investir em estratégias para que seus colaboradores se mantenham focados e produtivos, o que otimizará a sua gestão.


E por falar em gestão, que tal receber um plano de ações completo para sua empresa atingir a alta performance? Faça nosso Scanner da Gestão agora:

Estamos no WhatsApp

Ao clicar em "aceitar cookies" você aceita que a Qualitin colete algumas informações do seu dispositivo e navegador, que permitem-nos personalizar o conteúdo que é exibido e controlar o desempenho do site. Para mais informações consulte nossa Politica de Privacidade.