Vivemos em uma época em que a tecnologia e a modernidade dominaram o meio corporativo. Assim, cada vez mais a cultura de inovação é buscada.
As empresas precisam se modernizar e buscar novas maneiras de deixar os seus produtos e serviços mais atraentes para o público, o que incentivará a sua compra e, consequentemente, gera mais lucro para o negócio.
Pensando nisso, explicaremos como você deve aplicar uma cultura de inovação em sua empresa de maneira simples e efetiva. Assim, você conseguirá aliar mudanças e alta performance para fazer o seu negócio crescer e alcançar todas as metas.
Confira!
Dê espaço para novas ideias
O primeiro passo para implementar uma consultoria de inovação em sua empresa é, justamente, abrir espaço para novas ideias!
É importante que o negócio crie um ambiente para a equipe se sentir confortável em expor seus pensamentos visando o crescimento do negócio.
A empresa deve utilizar não apenas discursos bonitos que promovam o surgimento de novas ideias, mas que também implementem medidas práticas, que acabam sendo realmente efetivas para esse fim.
Para fazer isso, é importante que o gestor marque reuniões periodicamente para poderem conversar sobre novas ideias. Além disso, busque considerar quaisquer sugestões que aparecem, sem julgamentos prévios.
Aproveite para saber como tornar a sua reunião de resultados ainda mais produtiva:
Outras técnicas que deixarão a sua equipe mais confortável são as de celebrar as conquistas e avanços dos colaboradores, além de mostrar os resultados dos projetos implementados. Assim, todos podem entender os motivos para a ideia ter dado certo ou não e o que pode ser feito para melhorar a situação nas próximas tentativas.
Leia mais:
Transforme ideias em projetos
Após deixar a sua equipe confortável para dar novas ideias sobre projetos, está na hora de coletar todas as sugestões oferecidas e colocá-las em prática, por meio da sua transformação em estratégias possíveis de serem executadas.
Busque avaliar quais ideias apresentam mais alinhamento com os objetivos e metas da empresa, além da possibilidade de transformá-las em projetos reais e aplicáveis, considerando a sua própria estruturação quanto os recursos que o negócio dispõe para fazê-lo possível.
Após isso, comece a colocar esses projetos em prática, utilizando os melhores indicadores para avaliar o seu desempenho. Após o período de teste, vale a pena rever o plano e os resultados encontrados para verificar se ele precisa de melhorias ou se já é um sucesso.
Até mesmo os projetos que fracassaram podem servir de ensinamento para a empresa, auxiliando a identificar os pontos e fatores que devem ser evitados nos próximos planos, bem como os que podem ser reaproveitados. Essa é uma das premissas da cultura de inovação.
Fique de olho nas tendências do mercado
Cultura de inovação não necessariamente significa ter ideias do zero. Na verdade, é importante que ela seja baseada em técnicas que já dão certo ou nas necessidades do mercado, para que os projetos sejam mais efetivos.
Assim, vale a pena analisar a sua concorrência para verificar quais estratégias eles estão utilizando, bem como se elas estão dando resultado. Dessa maneira, você e sua equipe poderão ter ideias que também conversem com o seu público mas, claro, sem copiar a concorrência.
Além disso, é importante elaborar pesquisas de mercado periódicas, buscando entender quais feedbacks negativos o seu produto ou serviço têm e o que pode ser feito para melhorá-lo. Também é importante ficar de olho em funcionalidades e características que os seus clientes estão sentindo falta.
Algumas ferramentas que podem lhe auxiliar na pesquisa de mercado são:
- Survey Monkey
- Google Trends
- Opinion Box
Também vale a pena estudar bastante (e incentivar os seus colaboradores a fazerem o mesmo). Dessa maneira, conhecendo melhor o seu mercado e se atualizado nas novidades relacionadas a ele, ficará mais fácil ter ideias criativas e com alta chance de sucesso.
Ofereça oportunidades
É muito importante que a equipe queira e tenha oportunidade de mostrar as suas ideias e como elas podem ser colocadas em prática. Uma maneira fácil de fazer isso é integrar os colaboradores aos problemas da empresa.
Mostre para equipe alguns empecilhos ou oportunidades de crescimento que o seu negócio está enfrentando, para eles terem uma base de como pensar em novas ideias aplicáveis e efetivas.
Deixe que eles tenham espaço de fala para externar seus pensamentos e mostrar os seus planos para reverter essa situação. Assim, juntos poderão avaliar se essas ideias são possíveis e, assim, colocá-las em prática.
É importante ter em mente que nem sempre eles darão certo, mas é muito importante permitir com que esses novos projetos sejam testados. Essa é uma maneira de sair do comodismo e alcançar o sucesso mais rapidamente por meio de uma cultura de inovação.
Pronto para a cultura de inovação?
E então? Viu como pode ser simples incentivar a cultura de inovação em sua empresa? Colocando essas dicas em prática, você terá uma equipe muito mais próxima e participativa.
Sabe o que também combina com inovação? Consultoria focada em gestão de alta performance! Para saber mais, baixe gratuitamente nosso e-book em que listamos 6 motivos para você investir nesse serviço.
Confira!