Uma das grandes preocupações de muitas empresas está na conquista de novos clientes. No entanto, muitos empresários não se dão conta de que tão importante quanto conquistar clientes, é reter os atuais consumidores.
Veja a seguir porque a fidelização de clientes é tão importante para o seu negócio e conheça algumas dicas para não perder clientes.
1. Por que reter clientes?
Conquistar clientes e torná-los fiéis à marca é um dos fatores fundamentais para os resultados das empresas. Isto porque a retenção de clientes pode trazer não apenas a possibilidade de gerar mais negócios, mas também contribui para:
- A divulgação da empresa para outros potenciais clientes, já que a propaganda boca a boca é uma ótima ferramenta de marketing;
- Menores gastos, pois se estima que conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes;
- Aumento do ticket médio, pois clientes fiéis acabam comprando mais e não se importam em pagar mais caro pelo produto/serviço, já que eles prezam pela qualidade e satisfação que a empresa proporciona.
2. Como reter clientes?
Como vimos, reter clientes traz excelentes vantagens competitivas para os negócios. Mas afinal, como reter clientes? Confira algumas dicas a seguir:
2.1. Conheça o perfil do seu cliente
Conhecer o perfil do seu cliente é o primeiro passo para poder ganhar a sua confiança e sua fidelidade. Afinal, cada cliente é único e desta forma campanhas para sua fidelização devem ser personalizadas de acordo com cada perfil.
Portanto, busque maiores informações sobre seus clientes, tenha formulários com seus dados pessoais e até mesmo hobbies, pois assim, você poderá oferecer a eles o que for mais adequado para as suas necessidades.
2.2. Foco no pós-venda
Adquirir novos clientes é fundamental para gerar novos negócios para a empresa. No entanto, o bom relacionando no pós-venda pode criar outras oportunidades de negócios no futuro.
Neste caso, a dica é garantir a satisfação do cliente entregando o que foi prometido, além de focar no bom atendimento em toda a jornada de venda e pós-venda, assim as chances de fidelização serão maiores.
2.3. Ofereça benefícios
Para reter e fidelizar clientes, nada melhor do que oferecer benefícios para quem já faz negócios com a sua empresa. Desta forma, além de incentivar novas compras, os clientes irão se tornar, cada vez mais, satisfeitos com a marca e passarão a indicá-la para outras pessoas.
Portanto, busque por programas de fidelidade, cupons de descontos, promoções e brindes para seus atuais clientes.
2.4. Mantenha contato com seu cliente
Uma dica importante para não perder clientes é não deixar que eles se esqueçam da sua empresa. Ou seja, mostre para eles que sua empresa os valoriza não só no momento de fazer negócios.
Desta forma, esteja sempre em contato, seja por e-mail, SMS, redes sociais para manter seu público informado sobre as novidades, convidar para eventos de seu interesse, oferecer descontos exclusivos, cumprimentá-lo em datas especiais, entre outros.
2.5. Peça feedback
Pedir feedback aos seus clientes mostra que sua empresa se preocupa não só com a opinião do seu público, mas também busca melhorar a experiência de seus clientes ouvindo opiniões e dicas.
Formulários de pesquisa enviados por e-mail ou o uso da tradicional caixinha de opiniões, são somente algumas dicas para coletar o feedback dos seus clientes.
Tão importante quanto conquistar novos clientes, é buscar a retenção dos atuais consumidores que já conhecem a sua empresa e a sua marca. Pois, conforme vimos ao longo deste artigo, a retenção de clientes vai muito além de manter um consumidor fiel. E dentre as diversas vantagens, é possível destacar o marketing gratuito que um público fidelizado é capaz de gerar para sua empresa.
Além das dicas citadas acima, vale a pena estar atento aos pontos importantes para não perder clientes. Acompanhar a taxa de Churn é uma excelente maneira de controlar o número de clientes que sua empresa perde.
Gostou das dicas? Tem mais alguma sugestão, dúvida ou deseja compartilhar a sua experiência conosco? Deixe o seu comentário aqui!
]]>