Como testar se os seus objetivos são realmente estratégicos

Você já parou para pensar se seus objetivos são realmente estratégicos?

Quando você tem dificuldade de achar maneiras relevantes de medir seus objetivos, significa que existe um problema. Já escrevi com paixão sobre como definições imprecisas fazem dos nossos objetivos algo difícil de medir. Existe outra grande dificuldade chamada múltiplos focos, ou seja, misturar diversos resultados de performances em um único objetivo. Quando isso acontece, sua empresa corre o risco de ter um objetivo que não é estratégico.

Múltiplos focos soam grandiosos e importantes. Mas não deveriam, pois múltiplos focos geralmente significam resultados estratégicos e operacionais misturados. Isso faz a estratégia complexa demais para ser medida.

Por exemplo:

“A comunidade está sendo encorajada a melhorar sua saúde e bem estar através de atividades físicas e do melhor uso do transporte público.”

Esse exemplo parece importante, certo? Mas também parece ser difícil de medir. Qual das partes deve ser medida? Todos os elementos são estratégicos? A solução é dividir os objetivos em performances e resultados individuais e específicos. Para o exemplo acima, os resultados de performance poderiam ser:

1. “A comunidade é saudável.” 2. “A comunidade está fisicamente ativa.” 3. “A comunidade utiliza transporte público.”

Assim, fica mais fácil definir o que deve ser medido, o que é estratégico e o que é operacional. É possível fazer isso mapeando as relações entre os resultados de performance:

“A comunidade está saudável” é o efeito das outras duas performances. Essa relação de causa-efeito ajuda a posicionar os outros dois resultados como causa do primeiro. Portanto, quando você tem essa relação de causa-efeito em um único objetivo estratégico, sugere que esse objetivo na verdade é feito de resultados de performances de diferentes níveis da organização. Significa que nós podemos definir “a comunidade está saudável” como um objetivo estratégico e desdobrar os outros dois resultados de performances como objetivos operacionais. Faz sentido, pois os dois resultados de performance operacionais naturalmente serão responsabilidades de uma ou duas divisões da organização. Esses resultados serão objetivos dentro do planejamento dessas próprias divisões.

Portanto, separar esses objetivos estratégicos de focos múltiplos e mapear a relação entre os resultados de performances é a melhor maneira de manter os seus objetivos simples e estratégicos.

Ação

Verifique o seu planejamento estratégico. Existem objetivos com múltiplos focos? Dedique alguns minutos para dividi-los em resultados de performances, mapeie a relação entre eles e veja se você pode simplificar a estratégia, facilitando o desdobramento e controle dos mesmos.

Fonte: Blog Stacey Barr

Estamos no WhatsApp

Ao clicar em "aceitar cookies" você aceita que a Qualitin colete algumas informações do seu dispositivo e navegador, que permitem-nos personalizar o conteúdo que é exibido e controlar o desempenho do site. Para mais informações consulte nossa Politica de Privacidade.