Algumas pessoas podem pensar que todo custo e gasto são a mesma coisa, mas não é bem assim.
É muito importante saber diferenciar gastos e custos, para você conseguir ter uma gestão eficiente, sabendo o que cortar e como economizar de maneira inteligente, sem que isso ocasione em algum tipo de prejuízo para a sua organização.
Por isso, criamos este conteúdo para que você entenda de uma vez por todas quais as diferenças entre custos e despesas, além de entender a divisão desses termos em fixos e variáveis.
Boa leitura!
O que é custo?
Os custos se referem ao valor utilizado para custear os serviços e bens utilizados para a criação de outros serviços e bens. Ou seja, é o valor gasto para produzir o que você comercializa.
Por exemplo: se você tem uma empresa que fabrica empadas, o valor gasto para comprar os ingredientes, pagar os colaboradores e comprar as máquinas para a confecção da comida é considerado custo.
É crucial ter em mente que, aqui, também entram os custos relacionados com a manutenção desses itens utilizados na produção dos produtos ou serviços. Valores utilizados para o conserto, limpeza de máquinas ou recompra dos materiais também são considerados custos.
- O que é um custo fixo?
Na área de custos, temos os fixos, sendo aqueles que o negócio precisará sempre desembolsar a mesma quantidade, independente do quanto foi produzido naquele mês.
Um exemplo de custo fixo presente na maioria das organizações é o salário da equipe, que comumente não varia conforme a quantidade de produtos ou serviços naquele mês, pois foi acordado um valor fixo na hora da contratação.
- O que é custo variável?
Já os custos variáveis são aqueles que sofrem variação conforme a quantidade da produção realizada pelo negócio. Dessa forma, se for um mês bastante movimentado em vendas, é comum que certos gastos extras existam ou aumentem.
A contratação de colaboradores temporários seria um exemplo desse custo, pois eles atuariam apenas em um período da semana de forma mais pontual, apenas para que a companhia consiga dar conta da alta demanda.
Leia também:
- 4 formas fáceis de reduzir os custos
- Organize o financeiro da sua empresa com essas 6 dicas práticas e eficientes
- Corte de gastos: como fazer esse processo de maneira eficiente?
O que são despesas?
Já as despesas se referem ao custo relacionado à área administrativa da organização, ou seja, são aqueles valores necessários para a manutenção do seu negócio, permitindo com que você consiga se manter.
Esses valores podem variar conforme cada mês, por isso, não é possível estipular um valor fixo e padrão para eles. Um exemplo de despesa que a sua companhia pode ter seriam materiais de escritório, como papel, canetas, lápis, tinta para impressora etc.
De maneira prática, eles representam tudo o que é indiretamente importante para manter o seu negócio funcionando. Então, não adianta querer cortar todas as despesas, mas sim utilizá-las de maneira inteligente.
- O que são despesas fixas?
Também existe a divisão de despesas entre fixas e variáveis, que funcionam da mesma maneira do que os custos. As despesas fixas são aquelas que não variam conforme a produtividade do mês. Um exemplo seria o aluguel do local utilizado para trabalhar.
- O que são despesas variáveis?
Já nas despesas variáveis, ocorre essa mudança no valor final conforme o fluxo de vendas no mês. Um exemplo clássico seria o valor utilizado para o pagamento de fretes e entregas dos produtos feitos.
Por que preciso saber sobre essa diferenciação?
Entender a diferença entre custos e despesas fará com que você entenda melhor o que representa cada um deles e, assim, elaborar uma estratégia de redução de gastos mais eficiente.
Ao mesmo tempo, você entenderá a importância de cada um para o andamento da sua empresa, pois, mesmo que ele não esteja ligado diretamente à produção do seu produto ou serviço, ele auxilia no funcionamento do seu negócio ou na realização de outras atividades necessárias.
Otimize sua gestão!
E então? Conseguiu entender qual a diferença entre custos e despesas, bem como dividi-los entre fixos e variáveis? Ao conhecer melhor a área financeira da sua organização, você conseguirá ter um melhor controle dos seus custos, algo imprescindível para uma gestão de alta performance.
E por falar em alta performance, você sabe o que é esse termo? Baixe gratuitamente nosso infográfico e entenda mais sobre o assunto!