Os indicadores são fundamentais para as empresas, afinal, são eles que permitem que o gestor consiga acompanhar de perto o andamento e desempenho de um projeto ou estratégia.
Porém, muitos têm dificuldade em como organizá-los. Pensando nisso, mostraremos uma maneira eficiente de organizar esses KPIs, por meio da árvore de indicadores.
Vem entender o que é essa técnica, qual a sua finalidade e seus benefícios para as organizações:
O que é a árvore de indicadores?
Mas o que seria exatamente uma árvore de indicadores? Ela é uma maneira inteligente de organizar e visualizar os indicadores de desempenho acompanhados pela organização. Por meio dessa visualização, é possível definir uma relação de causa e efeito entre eles.
Por meio da árvore de indicadores, é possível não apenas visualizar os resultados dos seus projetos e processos de maneira mais eficiente, como categorizá-los de maneira mais aprofundada:
- Gerenciais: é onde ficam as metas com prazos de médio e curto prazo
- Estratégicos: é dedicado para as metas de longo prazo
- Operacionais: é dedicado para as metas de curto prazo, cotidianas
Ao longo do artigo, explicaremos como montar a sua árvore de indicadores, mas já podemos adiantar que elas devem ser dispostas em ordem hierárquica. Dessa maneira, os KPIs que sejam mais interessantes para o setor estratégico ficam no topo, enquanto os operacionais e táticos ficam na base.
Leia também:
- 5 vantagens de utilizar indicadores de logística e aumentar seus resultados
- Analise os resultados dos seus indicadores de forma eficiente em apenas 4 passos
- Tudo o que você precisa saber sobre gestão por Indicadores de Desempenho
Quais são os tipos de indicadores?
Como explicamos no tópico anterior, os KPIs da estratégia são divididos em 3 grupos principais: gerenciais, estratégicos e operacionais. Agora, você entenderá um pouco sobre as características de cada um deles.
Gerenciais: também conhecidos como indicadores táticos, eles se baseiam mais em possibilidades do que em uma realidade concreta. Por isso, eles são vistos de maneira mais analítica, além de não conseguirem oferecer informações concretas.
Estratégicos: sua função é a de alinhar os objetivos estratégicos das organizações. São utilizados para medir o desempenho dos processos em períodos (como meses, semanas, trimestres) para conseguir oferecer informações rápidas e reais da performance da empresa.
Operacionais: são cruciais para a tomada de decisão dos gestores, justamente porque dão informações relacionadas à operação do projeto ou processo. Por meio deles, é possível tomar soluções imediatas para lidar com problemas que surgirem.
Caso queira saber mais sobre indicadores não deixe de baixar gratuitamente nosso e-book abaixo:
Quais os benefícios da árvore de indicadores?
Será que a árvore de benefícios realmente pode oferecer benefícios para gestores, equipes e negócios? Veja a seguir algumas das vantagens de utilizar essa estratégia para lidar com os seus KPIs:
- Otimiza a tomada de decisão
Essa visualização diferenciada dos KPIs permite que os seus gestores possam tomar decisões de maneira mais efetiva, já que os indicadores estarão separados por categorias e metas.
- Facilita a visualização de dados e indicadores
O principal ponto forte da utilização dessa estratégia é a visualização mais eficiente dos seus indicadores de desempenho. Com a sua companhia completa e hierárquica, é possível ver as informações de cada um deles e entender os efeitos que causam nos demais e na própria organização.
- Auxilia na identificação de oportunidades
Além do auxílio em solucionar rapidamente gargalos que podem ser mostrados por meio das informações oferecidas pelos indicadores de desempenho, também é possível encontrar oportunidades de melhorias nos processos, o que pode gerar um resultado que supere as expectativas.
Como montar uma árvore de indicadores?
Agora que você já entendeu o que é uma árvore de indicadores, quais são as suas principais categorias e quais os benefícios de implementá-la, está na hora de entender como colocar essa ideia em prática.
- Faça a indicação dos objetivos
O primeiro passo é definir exatamente o que a sua empresa deseja alcançar e, partindo disso, elencar os indicadores que mostrarão o caminho para que esses objetivos sejam alcançadas de maneira rápida e eficiente
- Defina metas
Para você conseguir um acompanhamento mais eficiente do caminho a ser trilhado até o seu objetivo, é importante que ele seja dividido em etapas menores, as metas. Elas também devem seguir a hierarquia que explicamos anteriormente.
- Identifique quais indicadores serão adicionados à árvore
Com metas e objetivos definidos, está na hora de elencar quais serão os KPIs que farão a composição da árvore, considerando as informações que você precisa para que o seu processo alcance o resultado esperado.
E então? Conseguiu entender o que é a árvore de indicadores e como ela pode ser útil para alcançar as metas do seu negócio? É importante já começar a viabilizar a adoção dessa estratégia em sua empresa para já colher os seus frutos.
A árvore de indicadores é algo que está presente nas organizações que investem em uma gestão de alta performance. Baixe gratuitamente nosso infográfico e saiba mais sobre esse assunto!