Você está querendo fazer um modelo de planejamento estratégico de excelência para a sua empresa?
Então, é importante começar a realizar mudanças internas para que melhorias possam ser refletidas externamente, principalmente no crescimento e vendas do seu negócio.
Neste conteúdo, você conhecerá 4 modelos de planejamento que valem a pena serem testados e implementados na sua organização e, assim, conseguir organizar o seu negócio de maneira eficiente.
Boa leitura!
1- Mapa estratégico como modelo de planejamento estratégico
O primeiro que falaremos é o mapa estratégico, perfeito para os gestores que querem uma ferramenta mais visual. Por meio dele, é possível não apenas criar o plano estratégico, mas conseguir usá-lo de maneira efetiva aos demais membros da companhia.
Esse é um modelo bastante versátil, podendo ser utilizado em conjunto com outros modelos, porém é comumente usado como complemento do balanced scorecard (falaremos mais dele ao longo deste conteúdo).
Ferramentas complementares para modelo de planejamento estratégico
Veja a seguir algumas ferramentas e análises que podem ser utilizadas para elaboração do seu mapa estratégico:
Análises PEST
Realiza uma análise do mercado de atuação de um ponto de vista macro. Ele é comumente utilizado como uma etapa anterior à famosa análise SWOT, pois auxilia a encontrar as oportunidades e ameaças do mercado.
Análise SWOT
Utilizando análise SWOT (ou, em português, FOFA), é possível criar o planejamento estratégico por meio de uma análise interna da própria empresa bem como do próprio contexto do mercado em que ele está inserido.
Leia também:
- Como alinhar uma estratégia empresarial?
- Como analisar a produtividade da sua equipe com 6 indicadores de produtividade
- Como criar KPIs poderosos em 5 passos
Balanced Scorecard
O segundo modelo que apresentaremos é o balanced scorecard. Basicamente, este modelo consiste em utilizar indicadores balanceados de desempenho para fazer uma avaliação completa da organização em determinados aspectos:
Perspectiva de processo
É necessário analisar quais são os processos que estão causando mais impacto na companhia e como eles podem ser melhorados e ajustados para beneficiar a empresa. O foco é trazer qualidade aos processos internos.
É interessante que o gestor não se prenda somente aos processos internos que já existem, mas também analise a possibilidade de criar ou refazer processos visando melhorar a dinâmica interna da organização.
Perspectiva financeira
Aqui, é necessário avaliar se os investimentos feitos estão gerando um retorno esperado. Além disso, também é interessante moldar quais são as expectativas relacionadas aos ganhos financeiros para o futuro da companhia.
É possível estabelecer alguns objetivos para melhorar essa análise, como a redução de custos unitários, aumento de receitas, redução de despesas operacionais, aumento do resultado da operação, entre outras.
Perspectiva de aprendizado e crescimento
Já a expectativa de crescimento aprendizagem é focada em trabalhar no crescimento intelectual da empresa, ou seja, identificar quais são as experiências e conhecimentos que faltam para bater as metas estipuladas.
Escolher o modelo de planejamento estratégico ideal faz parte de uma gestação de alta performance. Baixe nosso infográfico e saiba mais sobre o assunto:
3- Blue Ocean Strategy
Você já parou para pensar em qual o tamanho de um oceano? Ele é muito grande e, com certeza, os seres que o habitam contam com muito espaço para se desenvolverem.
É nisso que o modelo de planejamento do Oceano Azul se baseia: o empreendedor deve buscar por áreas inexploradas para que não precise perder tempo tentando superar a concorrência.
O desenvolvimento do plano do Oceano Azul permeia em dois pontos principais: o oceano azul e o oceano vermelho.
Oceano vermelho
O oceano vermelho se refere aos mercados existentes que exigem competitividade. Ser uma nova organização nesse mercado significa que ela terá que colocar muitos recursos para brigar com a concorrência por espaço.
Oceano azul
O oceano azul é o que se deve buscar, criando mercados e investindo em situações que necessitam de menos competição com outras empresas e, assim, os recursos podem ser alocados em áreas mais estratégicas e que garantam o crescimento tranquilo.
4- Análise PORTER
Outro modelo que pode ser utilizado pelas empresas é a análise PORTER. É comum que ela seja utilizada como metáfora anterior à análise SWOT(assim como a ferramenta PEST que comentamos), pois ela dá uma visão mais completa do mercado externo e, dessa forma, auxilia no entendimento das oportunidades e ameaças do negócio.
Para fazer uma análise PORTER eficiente, é importante analisar esses pontos:
- Ameaça de novos concorrentes
- Rivalidade e concorrência no mercado
- Poder de negociação dos clientes
- Poder de negociação dos fornecedores
- Ameaça de novos serviços e produtos
A importância da análise PORTER como modelo de planejamento estratégico
Análise PORTER pode oferecer benefícios tanto quando é efetuado sozinho ou em conjunto com outros modelos. Como falamos, ele pode ser um passo anterior à análise SWOT, pois ajudará a elencar as ameaças e oportunidades do mercado para com a companhia.
Ela também poderá ser associada ao método do Oceano Azul, já que a análise de ameaça de novos concorrentes produtos ou serviços mostra se a empresa ainda está no oceano azul ou se está se posicionando no oceano vermelho.
Um mode de planejamento estratégico de sucesso faz uma organização de sucesso!
Dessa forma, conhecendo alguns tipos de modelo de planejamento estratégico para dar início à sua empresa, você conseguirá começar com o pé direito como gestor, garantindo um início mais eficiente e com grandes chances de crescimento.
E se você já tem a sua empresa, mas quer saber se está no caminho certo, faça gratuitamente o nosso Scanner de Gestão e receba algumas de nossas orientações para direcionar a sua gestão à alta performance.