O Diagrama de Causa e Efeito é uma representação gráfica em forma de espinhas de peixe que permite a organização das informações em categorias (Método, Máquina, Medida, Meio Ambiente, Mão-de-Obra, Material), possibilitando a identificação das prováveis causas de um determinado efeito.
O fato destas 6 categorias iniciarem com a letra M, é o que faz o Diagrama de Ishikawa ser conhecido também como Diagrama dos 6M.
A ideia-chave desta técnica é que, no final da espinha, cheguemos às micro causas reais e específicas que explicam o efeito. O efeito em questão pode ser uma não-conformidade, um problema, um defeito ou mesmo uma solução que se queira explicar.
É interessante notar que quando combinada com outras ferramentas da qualidade como Brainstorming, Pareto e 5W2H o efeito desta técnica pode ser potencializado.
Para construir o diagrama, determine qual efeito que você quer explicar ou qual a não-conformidade que você quer corrigir. Esta será a cabeça do peixe. Em seguida, explore com sua equipe as causas e sub-causas relacionadas ao efeito listado, estruturando a espinha do peixe e categorizando-as dentro dos 6M.
Terminada a análise das causas você deve elaborar um plano de ação, definindo a prioridade, os responsáveis e os prazos para a conclusão de cada ação.]]>
Gestão da qualidade: como superar desafios e alcançar resultados excepcionais
A gestão da qualidade é essencial para o sucesso de qualquer empresa. É por meio