Um dos grandes objetivos de uma gestão é fazer com que a sua equipe tenha agilidade e produtividade, sendo uma maneira de alcançar maiores e melhores resultados dentro da organização.
Pensando nisso, daremos 4 dicas importantes que devem ser aplicadas por você, tanto nas suas próprias atividades quanto nas dos funcionários, para conseguirem mais agilidade e produtividade em suas atividades.
Invista em comunicação
O primeiro passo é investir em comunicação. Você pode não ter notado, mas muitas vezes a sua equipe pode demorar para realizar um determinado processo ou atividade justamente porque não entende o que deve ser feito ou não consegue informações de outras áreas da empresa.
Com muitas organizações em regime home office, pode ser ainda mais difícil manter uma comunicação dentro da empresa, já que eles não podem fazer isso fisicamente e dependem de reuniões, ligações ou mensagens (inclusive, temos um artigo com 10 dicas para não perder a produtividade no home office).
Assim, o ideal é que a organização invista em maneiras de tornar a comunicação interna mais eficiente. Muitas empresas contam com um canal próprio de atendimento, como uma plataforma, ou utilizam as redes sociais que estejam mais acessíveis do funcionário, como o WhatsApp.
Mas claro, é importante estabelecer limites, já que enviar diversas mensagens ou realizar diversas ligações durante o dia pode atrapalhar a equipe na execução das suas atividades.
Leia mais:
- 12 segredos da comunicação que você nunca ouviu falar
- A comunicação é importante para a produtividade dos funcionários?
Tenha uma estratégia de BPM
O BPM (Gerenciamento de Processos de Negócios) é uma estratégia na qual é possível analisar, organizar, definir e monitorar todos os processos de uma organização.
Muitas vezes, o BPM é implementado por meio de sistemas de gestão, como uma maneira de ter uma visão geral da sua empresa e conseguir gerir cada uma delas de maneira individual e efetiva.
Além disso, ele também auxilia na simplificação de processos, maior controle das atividades realizadas e também ajuda a eliminar o excesso de tarefas que podem estar sobrecarregando a sua equipe.
É importante definir qual o sistema BPM que melhor se adapta à sua empresa e às suas necessidades, sendo um investimento que pode auxiliar na organização e agilidade da sua empresa.
Faça autoavaliações
Para entender o que fazer para ganhar produtividade, é importante fazer autoavaliações das suas próprias atividades. Muitas vezes, é possível que seus funcionários estejam com gargalos de produção que precisam ser identificados e eliminados.
Sua equipe também pode se mostrar muito atarefada, mas isso não significa que eles estejam sendo produtivos, uma vez que o conceito de produtividade faz referência à quantidade de progressos feitos em um dia ou projeto, e não ao tempo decorrido para a realização dos mesmos.
Por isso, invista em conhecer como cada setor trabalha, contando com a ajuda dos próprios funcionários. Dessa maneira, será possível encontrar o que pode estar atrapalhando e propor melhorias.
É importante que essas análises sejam feitas de maneira periódica, uma vez que novos gargalos podem aparecer, então é preciso que o setor esteja preparado para identificá-lo e resolvê-lo, também de maneira eficiente.
Incentive a criação de um planejamento diário
A melhor maneira de ser produtivo é ter organização e, para isso, é importante ter um planejamento diário do que deve ser feito, como uma maneira de entender o que deve ser priorizado, delegado ou até mesmo adiado.
Equipes que não sabem exatamente o que precisam fazer podem ficar muito perdidas em suas atividades, pois sempre estão em busca de instruções que muitas vezes não são passadas da maneira correta.
Assim, em conjunto com demais gestores e superiores, invista em criar planejamentos para as equipes, permitindo com que elas entendam o que deve ser feito e até quando devem fazer essas atividades.
Com isso, os próprios colaboradores poderão se organizar e criar seus próprios cronogramas, resultando em processos feitos de maneira mais fluida, com mais produtividade e agilidade, bem como sem gargalos.
Assim, entendendo como ganhar produtividade e agilidade no seu dia e no da sua empresa, será possível ter uma organização que sabe produzir de maneira inteligente, focando seus esforços nos processos mais importantes, que ofereçam mais resultados e farão a sua gestão avançar para o próximo nível.
Mas, você sabe em qual nível a sua gestão está atualmente? Responda ao nosso quiz e tire suas dúvidas!