Dicionário da Gestão Empresarial: Conheça os 8 termos mais importantes

Ao começar a empreender, muitas pessoas buscam mais informações sobre esse tema para fazer a sua gestão empresarial prosperar, mas acabam se deparando com várias palavras e termos que acabam por dificultar o seu aprendizado.

Você já passou ou está passando por isso? Então confira abaixo alguns termos comuns da gestão empresarial e seus respectivos significados, para você poder usufruir ao máximo dos conteúdos que abordam essa temática.

1. Autogestão

Um dos termos mais utilizados em conteúdos sobre gestão de empresas é a autogestão, mas o que ela significa? Essa palavra é utilizada para designar uma estratégia em que não existe a figura do gestor, resultando em que a própria equipe se gerencie.

Dessa maneira, todos participam ativamente nos processos de planejamento e ação do negócio, o que torna a organização mais unida e descentralizada. Em alguns casos, o papel de gestor pode ser feito por um conselho.

Leia também:

2. Análise SWOT (SWOT Analysis) 

A análise SWOT, também conhecida como análise FOFA, é uma técnica utilizada na etapa de planejamento estratégico para encontrar alguns pontos-chave da estratégia, sendo elas as fraquezas, forças, oportunidades e ameaças daquele projeto ou organização.

Sendo assim, é possível ter uma maior segurança nas tomadas de decisões, além de elaborar estratégias que considerem as forças da empresa e as oportunidades do mercado para ela ser um sucesso. Além disso, a estratégia também evita possíveis problemas que podem colocar em risco a sua efetividade.

3. Avaliação 360 graus

Outro termo que você precisa conhecer é a avaliação 360 graus. Ele é um sistema utilizado para medir o desempenho de um funcionário de acordo com feedbacks de todos que estão ao seu redor.

Como resultado, você consegue avaliar diferentes feedbacks de um mesmo funcionário para conseguir uma análise mais ampla e justa do seu desempenho. Além disso, ela propicia um maior ganho de resultado, já que a equipe de RH poderá, por meio de uma reunião individual, abordar todos os pontos analisados por todos os feedbacks, bem como apontar as melhorias necessárias.

4. Benchmarking

Esse é um processo de avaliação em que são estabelecidas metas para melhorar os serviços, produtos e até mesmo os processos realizados no negócio. O Benchmarking permite com que se tenha as melhores práticas de gestão para um melhor desempenho.

Uma das vantagens de investir no benchmarking é que ele faz uma avaliação sobre o que as organizações de sucesso têm utilizado na área de gestão e como isso pode ser abordado no seu próprio empreendimento.

5. B2B

Um termo muito utilizado em conteúdos sobre gestão é o “B2B” uma sigla fonética de “business to business”, ou seja, o comércio entre empresas. Desse modo, sempre que ler ou ouvir essa palavra, saiba que está sendo falado sobre as comercializações feitas entre duas organizações.

Ao mesmo tempo, também existe o “B2C”, que significa “business to customer”, que é quando a comercialização se dá entre a organização e o consumidor final, sendo uma pessoa ou grupo de indivíduos.

6. Break-even

O break-even é um termo que, em tradução livre, significa “ponto de equilíbrio”, utilizado para identificar quando a receita e custos totais de um negócio estão iguais. Assim, não existem prejuízos ou lucros.

Para uma organização que está começando, o break-even é um momento importante, pois é quando a organização está se pagando completamente, significando que logo começará a dar lucros.

7. Balanced ScoreCard — BSC

O BSC é uma estratégia de medição de desempenho e controle gerencial. Ela foi desenvolvida em 1992 por Kaplan e David Norton, estudantes da Harvard Business School. Ela basicamente auxilia os gestores a planejarem o futuro da sua empresa com os resultados que estão obtendo hoje.

Ele consegue realizar isso por meio do estabelecimento de metas, indicadores de desempenho, objetivos, entre outros itens, para se ter um monitoramento contínuo e eficiente do desenvolvimento da sua organização. 

8. Budget

Por último, mas não menos importante, temos o “budget”, uma palavra bastante comum em conteúdos sobre gestão empresarial. Ela significa “orçamento”, utilizada para designar o dinheiro separado para a realização de um projeto ou manutenção de um setor na organização, mas também é um termo utilizado para identificar o planejamento anual.

O planejamento anual da organização precisa envolver pelo menos cinco setores do negócio (como marketing, logística, treinamento, vendas e finanças) e ser bastante completo, para que sua equipe consiga se basear nele durante o período e não gastar mais do que o necessário.

Quais desses termos você ainda não conhecia?

Assim, entendendo melhor quais são os principais termos utilizados na gestão empresarial, você conseguirá aprender mais sobre a área e consumir seus conteúdos com mais facilidade, sendo esse o primeiro passo para que a sua organização consiga alcançar o sucesso.

É importante que você invista em não apenas ter um bom gerenciamento, mas sim ter uma verdadeira gestão de alta performance! Baixe gratuitamente nosso infográfico e saiba mais sobre o assunto:

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Mais posts

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Estamos no WhatsApp

Ao clicar em "aceitar cookies" você aceita que a Qualitin colete algumas informações do seu dispositivo e navegador, que permitem-nos personalizar o conteúdo que é exibido e controlar o desempenho do site. Para mais informações consulte nossa Politica de Privacidade.