Como medir a satisfação dos colaboradores da sua empresa

Medir o grau de satisfação dos colaboradores é tão desafiador quanto satisfazê-los em si. E é muito importante, pois somente mensurando é que é possível saber o quanto a empresa está agradando os seus talentos, ou suprindo as necessidades, para retê-los e torná-los cada vez mais envolvidos e produtivos.

Neste artigo, você conhecerá o conceito de E-NPS e verá como utilizar esta metodologia de uma forma simples e eficiente.

O que é E-NPS?

Sigla de Employer Net Promoter Score, E-NPS é baseado no processo de NPS com uma ligeira alteração na pergunta e direcionado à comunidade interna (os colaboradores) das empresas. Basicamente, deve-se perguntar aos colaboradores:

“Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar nossa empresa para um amigo aqui trabalhar?”.

E isso pode ser feito pessoalmente pelos líderes, em reuniões individuais ou através da intranet da empresa.

O E-NPS permite que a organização acompanhe e entenda como os funcionários leais são e o que os satisfaz ou incomoda. A partir disso, pode fazer alterações de processos, melhorias no tratamento das pessoas e também nos benefícios a elas concedidos para melhorar os níveis de lealdade.

LEIA TAMBÉM:
Vamos falar de Qualidade?
O que é NPS (Net Promoter Score)
Workflow: 5 etapas para aumentar a produtividade na sua empresa

5 fortes razões para utilizar a metodologia E-NPS na sua empresa

1. Maior lealdade dos colaboradores leva a menores custos

No geral, se sua empresa pode reduzir a rotatividade involuntária de funcionários, então os custos e a produtividade vão melhorar. Isso porque todos os gastos relativos aos processos de recrutamento, impostos e indenizações; além do período de adaptação dos novos colaboradores, deixam de existir quando há mais retenção de talentos. Portanto, o E-NPS é uma ferramenta eficiente para entender o que os funcionários estão pensando e desenvolver maneiras de impulsionar maior envolvimento e satisfação.

2. Maior envolvimento dos colaboradores leva a mais fidelidade do cliente

Há uma quantidade razoável de pesquisas e estudos empíricos que mostram que há uma ligação entre funcionários felizes e clientes satisfeitos. Isso porque, além de produzir mais e melhor, os profissionais também atendem melhor e contribuem para a reputação da marca, o que acaba por resultar numa melhor experiência melhor dos clientes.

3. Pesquisa fácil de ser entendida e respondida

Muitas empresas utilizam grandes pesquisas de tempos em tempos para entender seus colaboradores. Acontece que, ao mesmo tempo as pessoas tem uma série de atividades que precisam ser entregues. Contudo, chances delas responderem sem pensar muito são grandes. Com o E-NPS, uma única pergunta é feita e ela é suficiente para medir a satisfação com um processo, com um projeto ou com a empresa como um todo. Tornando, assim, o processo muito mais simples.

4. Baixo custo

Em comparação com outros tipos de pesquisas, o E-NPS pode ser o menos caro de implementar. Portanto, a questão básica pode ser solicitada por qualquer organização, e a análise é mais simples e fácil de executar.

5. Pode ser usado em um formato de pesquisa transacional

O E-NPS pode ser implementado num formato de transação. Isto implica em fazer levantamentos de pontos-chave ao longo do relacionamento do empregado com a empresa: contratação, avaliação de desempenho, aniversário de tempo de casa etc. Além disso, a vantagem de realizar o levantamento desta forma é que a empresa recebe um fluxo constante de feedback dos seus colaboradores.

Sua empresa já aplica E-NPS com os colaboradores? Quer saber mais? Fale agora mesmo com um de nossos consultores!

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Mais posts

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Estamos no WhatsApp

Ao clicar em "aceitar cookies" você aceita que a Qualitin colete algumas informações do seu dispositivo e navegador, que permitem-nos personalizar o conteúdo que é exibido e controlar o desempenho do site. Para mais informações consulte nossa Politica de Privacidade.