Entenda porque é fundamental medir indicadores de desempenho

Atualmente, uma das tendências tecnológicas que tem atingido pequenas e médias empresas é a Business Intelligence ou inteligência empresarial. Essa tendência tem como objetivo tornar as decisões mais assertivas e melhorar a relação entre o cliente e empresa. Como parte dessa área da administração está a obtenção e utilização de indicadores de desempenho (KPI). Por isso, é importante que você entenda porque é fundamental medir indicadores de desempenho.

A utilização de KPI’s é fundamental para empresas que buscam exclusividade, atendimento diferenciado, suporte eficiente e agilidade em processos. Contudo, é um engano pensar que apenas grandes empresas com onerosos departamentos de TI possuem essa possibilidade. Pequenas e médias empresas dos mais diversos ramos, mesmo aquelas que não possuem departamentos de TI dedicados, tem motivos suficientes para tirar proveito da utilização de indicadores.

Algumas das vantagens de indicadores de desempenho para pequenas e médias empresas estão no aumento do controle operacional da empresa, na identificação de falhas em processos e na eliminação de problemas de logísticas. Isso traz benefícios diretos aos clientes, fidelizando os e garantindo satisfação. Entenda, no artigo de hoje, porque é fundamental medir indicadores de desempenho. Acompanhe:

Criação e utilização de indicadores de desempenho

Um indicador é tanto um número como uma condição, que é arbitrada para transmitir informações úteis para tomadas de decisões. Para ser efetivo, um indicador deve ser relevante, balanceado, entendível e compartilhável. Alguns exemplos de indicadores para pequenas e médias empresas estão relacionados às vendas, marketing, finanças, mídias sociais, relacionamento com cliente e logística. Enfim, tudo que faz parte de decisões e relacionamento com cliente. Para vendas e finanças, por exemplo, podemos citar crescimento de vendas, desempenho do produto, margem de lucro, capital de giro, despesas gerais, balanço de estoque, etc.

Além disso, os indicadores também podem ser divididos em grupos que refletem o estado das seguintes condições de seu negócio ou ainda utilizados para impactar como toda a empresa é conduzida. Alguns grupos são:

Eficiência

  • Redução do desperdício e uso eficiente de recursos;
  • Encontrar maneiras de aumentar a produtividade dos colaboradores;
  • Redução de custo de armazenagem.

Crescimento e saúde financeira

  • Aumento das vendas;
  • Aumento da saúde da empresa e do capital próprio;
  • Otimização de transações para acelerar a receita.

Resiliência

  • Redução de riscos de crédito;
  • Melhoria dos riscos de investimento.

A escolha correta do que medir varia de acordo com os interesses da empresa, sendo bem maleável. Antes de começar a selecionar dezenas de indicadores, fique atento. Veja algumas sugestões:

  • Mantenha a simplicidade, isto é, escolha três ou quatro indicadores mais importante (naturalmente, conforme a empresa vai estabelecendo esses indicadores outros devem ser implementados);
  • Esteja ciente dos objetivos a serem alcançados (estes objetivos devem ser realísticos). Faz parte também deste tópico o tipo, tamanho e localização do seu negócio;
  • Garanta que esses indicadores possam ser medidos de forma satisfatória;
  • Separe um tempo fixo (reuniões, por exemplo) para análise dos indicadores e resultados.

Porém, é fundamental mencionar que os indicadores são, como o próprio nome diz, apontadores que indicam a direção a ser seguida. Em pequenas e médias empresas, muito mais suscetíveis às mudanças de mercado, que é característica bastante importante, pois evita decisões errôneas, além de aumentar os resultados de processos já implementados.

Como já dissemos, conforme a empresa vai se familiarizando com poucos indicadores, o correto é que este número aumente consideravelmente. Com um aumento desse número, planilhas simples de suítes de escritório já passam a complicar mais que ajudar a entender os indicadores. O uso de softwares de gestão como ferramenta de Business Intelligence é a maneira ideal de obter e acompanhar os indicadores mais importantes de sua empresa.

Em sua própria reunião de planejamento comente sobre a possibilidade do uso de indicadores de desempenho e softwares de gestão e garanta o crescimento financeiro e uma melhor relação com seus clientes.

Em sua empresa já são utilizados KPI? Deixe um comentário! Continue acessando nosso blog para saber mais sobre software de gestão e indicadores de desempenho.

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Mais posts

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Estamos no WhatsApp

Ao clicar em "aceitar cookies" você aceita que a Qualitin colete algumas informações do seu dispositivo e navegador, que permitem-nos personalizar o conteúdo que é exibido e controlar o desempenho do site. Para mais informações consulte nossa Politica de Privacidade.