O mundo passou por diversas transformações nos últimos anos. Muitas noções tradicionais não conseguem mais suprir as necessidades atuais das empresas, dando espaço a visões mais flexíveis e inovadoras. Entre essas novidades está o conceito de gestão 3.0!
A gestão 3.0 (também conhecida como management 3.0) surgiu como solução para quem deseja alcançar uma gestão mais ágil e horizontal.
Ela veio para substituir a gestão 2.0 e oferecer avanços para os gestores em diversos âmbitos na sua empresa, permitindo com que elas possam se desenvolver de maneira mais efetiva e atingir a alta performance.
Neste conteúdo, você entenderá o que é a gestão 3.0, quais são os seus benefícios e quais as mudanças e transformações apresentadas em relação aos tipos de gestões anteriores. Confira!
O que é a gestão 3.0?
A gestão 3.0 surgiu como um modelo de gestão que apresenta uma filosofia gerencial focada em pessoas. Ela desenvolve a equipe e extrai o melhor dela, para que a produtividade interna seja otimizada.
Conforme o criador da gestão 3.0, Jurgen Appelo, “A gestão é importante demais para ser deixada apenas para os gerentes”. Por isso, ele buscou uma maneira de fazer com que as gerências saíssem do mesmo padrão de sempre e errassem no gerenciamento das suas equipes.
Sua principal missão é engajar os colaboradores, fazer com que eles realmente se sintam e atuem como parte da organização, estando por dentro dos processos e sendo ouvidos pelas suas ideias e necessidades.
Assim, é possível adquirir melhores resultados da equipe, o que interfere positivamente na gestão e até mesmo na entrega final do seu negócio, oferecendo um melhor produto ou serviço aos seus clientes.
Leia também:
- Redesenho de Processos: o que é, quando fazer e como aplicar
- 4 sinais que indicam que sua empresa precisa passar urgente por uma renovação
- Tudo o que você queria saber sobre Gestão de Alta Performance e tinha medo de perguntar
Quais os benefícios da gestão 3.0?
Mas, será que a gestão 3.0 realmente consegue oferecer algum benefício para quem a implementa?
Abaixo, separamos algumas das vantagens que a sua organização pode conseguir com ela:
1. Estimula a inovação e criatividade da equipe
Um dos primeiros benefícios que podem ser observados é a estimulação da criatividade e inovação da equipe. Por serem ouvidos, os colaboradores têm uma melhor liberdade de propor ideias para a modernização da empresa, ou para resolver problemas internos.
2. Aumenta a produtividade
Outra vantagem da gestão 3.0 é que aumenta a produtividade da equipe, pois todos entendem qual é o seu papel e o que devem fazer para conseguirem trabalhar de maneira mais eficiente.
3. Cresce a motivação dos colaboradores
Além de serem melhor ouvidos, a equipe se sente realmente pertencente e valorizada na organização, por isso, ela acaba se sentindo mais motivada e realmente trabalhando para o crescimento da organização.
Quais os seus diferenciais das outras gestões?
Além da gestão 3.0, também existem outras versões usadas pelos negócios. Elas abordam o gerenciamento de equipes de maneiras distintas, o que vale a pena ser analisado para o gestor escolher a que melhor se adapte às suas necessidades. São elas:
Gestão 1.0
A gestão 1.0 é um tipo voltado para a autocracia: nela, reina a hierarquia, em que apenas o gestor apresenta o poder de decisão, enquanto o restante da equipe deve seguir as suas ordens.
Gestão 2.0
Já na gestão 2.0, foram implementadas algumas estratégias, como Gestão de Qualidade Total (TQM) e adicionadas ferramentas ágeis para uma melhor identificação de oportunidades e melhorias. Aqui, o foco é ganhar produtividade e qualidade. Porém a hierarquia vertical ainda se mantinha muito presente e engessava o crescimento das empresas.
Gestão 3.0
Hoje, temos a “Gestão 3.0” ou “Gestão Colaborativa”, com uma hierarquia mais horizontal, oferecendo um modelo de gestão ágil e de alta performance, caracterizada pela formação de times multidisciplinares e com maior autonomia, engajamento e colaboração.
Gestão 4.0
A gestão 4.0 é a versão posterior à 3.0 que foi acelerada com as mudanças que a pandemia do coronavírus nos trouxe. Aqui, se mantém a maior participação de pessoas defendida pelo modelo anterior, porém com o acréscimo de tecnologias que podem facilitar esse processo. Como, por exemplo, o uso da ferramenta ICG.
Como aplicar a gestão 3.0?
Veja abaixo algumas dicas que preparamos para você conseguir tornar a sua equipe mais participativa em sua gestão e, desta forma, conseguir ter um gerenciamento moderno e muito eficiente:
Empodere suas equipes
O primeiro passo para implementar uma gestão 3.0 eficiente é empoderar as suas equipes. Ou seja, trabalhe para que os seus colaboradores também possam tomar decisões e darem opiniões sobre os processos que estão sendo feitos.
Energize pessoas
Aqui, o gestor precisa ser muito mais do que um chefe: ele precisa ser um líder que energize e motive a sua equipe, que realmente quer entender as suas necessidades e o que eles precisam para realmente se sentirem pertencentes à organização.
Alinhe as restrições
Outro pilar importante da gestão 3.0 é o alinhamento de restrições. Apesar de a equipe precisar de liberdade, é importante que algumas restrições sejam elaboradas para evitar certos problemas ou gargalos na realização dos processos.
Gestão 3.0 e Gestão de Alta Performance
Conforme vimos, a gestão 3.0 tem o propósito de manter seu negócio saudável, com melhoria contínua nos processos, maior consistência na gestão, melhores resultados e clientes satisfeitos.
Diferente de uma gestão mais tradicional e antiga, como a versão 1.0 e 2.0, essa nova visão no formato de gestão está totalmente alinhada com uma cultura de gestão de alta performance.
Se a sua organização é mais tradicional, não tenha medo de testar uma nova abordagem. É muito importante que, no contexto de mudanças rápidas que estamos vivenciando em nossa sociedade, a sua organização consiga se adaptar.
E para te ajudar nisso, separamos nosso infográfico gratuito. Nele, você descobrirá o que é a gestão de alta performance, quais as suas diferenças para o modelo tradicional e as principais ferramentas utilizadas. Confira: