Como você faz a gestão da sua empresa?
Existem os gestores que apostam no mais do mesmo, em metodologias mais convencionais e que podem dar certo até certo ponto, enquanto outros focam em resultados e alcançar metas.
Para você entender qual deles utilizar na sua empresa e conseguir os resultados esperados, explicaremos as principais diferenças entre esses 2 tipos: a gestão convencional e a gestão de alta performance.
Vamos lá?
- Percepção dos resultados
Uma das diferenças mais marcantes entre a gestão convencional e a de resultados é a maneira como ambas percebem e lidam com os resultados das suas estratégias, bem como os momentos em que isso acontece.
No caso da gestão convencional, os resultados acontecem quando um projeto é finalizado, visto que a sua estruturação é feita de maneira única e a análise de percepção de resultados só é possível após a sua conclusão.
Já na gestão por resultados, sua estruturação é feita de maneira em que é possível avaliar o desempenho da equipe e do projeto conforme as etapas estipuladas forem devidamente finalizadas.
Dessa maneira, fica mais fácil entender quando a equipe está com um desempenho menor do que o esperado, permitindo com que o gestor possa intervir de maneira mais efetiva e resolver essa situação.
Leia mais:
- Gestão de Metas: 5 dicas de como fazer a gestão de suas metas e aumentar seus resultados
- Como a análise de dados ajuda Gestores e CEOs a alavancarem seus resultados?
Outra diferença relacionada a essas duas categorias de gestão é com relação ao investimento nos processos.
No caso do modelo tradicional, o valor é fixo e decidido na etapa de planejamento.
Como consequência, não é possível fazer alterações no valor caso algum imprevisto ocorra, o que pode resultar em prejuízos para a empresa, além da chance de comprometer o sucesso do projeto.
Já no caso da gestão de alta performance, apesar de já existir uma média de gastos durante a criação do escopo do projeto, esse valor pode ser alterado conforme a necessidade da equipe, fazendo com que esse não seja um empecilho para o sucesso da estratégia.
Além disso, ainda é possível economizar, já que o valor pode ser reajustado conforme cada etapa é concluída, permitindo com que se tenha um gasto mínimo para garantir os melhores resultados possíveis.
- Organização
O modo como o modelo de gestão é organizado também difere em cada uma das gestões. No modelo convencional, ela é feita de maneira hierarquizada, com o seu planejamento concentrado nos gestores.
Dessa maneira, o restante da equipe apresenta pouca participação na etapa de planejamento, recebendo apenas as instruções das suas atividades durante a execução do projeto.
Já em uma gestão voltada para a alta performance, o projeto é feito de maneira descentralizada, permitindo com que os gestores e o restante da equipe trabalhem juntos para estabelecer como a estratégia deve ser feita, considerando as atividades e necessidades de cada parte.
Isso ajuda a obter diferentes pontos de vista, além de ouvir sugestões e críticas de outras áreas para evitar o aparecimento de contratempos e problemas que poderiam colocar em risco a eficiência do projeto.
- Gestão de risco
A gestão de risco do modelo convencional é feita na etapa de planejamento, na qual os gestores avaliam os possíveis problemas que podem acontecer durante a execução da estratégia e o que pode ser feito para solucioná-los.
Dessa maneira, caso algum contratempo não previsto aconteça, a equipe pode ter uma maior dificuldade para solucioná-lo, ou até mesmo fazer com que isso afete os resultados alcançados.
Já na gestão de alta performance, a gestão de risco é feita de maneira coletiva, assim, tanto os gestores quanto os demais colaboradores poderão apontar riscos, antes ou durante a execução do projeto, que podem ser resolvidos mais facilmente, além de contabilizados para os próximos.
Essa colaboração permite que diferentes áreas consigam alertar sobre eventuais problemas que poderiam não ser vistos pela gestão, além da possibilidade de serem solucionados mais facilmente.
Qual desses modelos combina melhor com sua gestão?
Agora que você já sabe quais são as principais diferenças entre a gestão convencional e a gestão de alta performance, é possível escolher a que melhor se encaixa na proposta da sua empresa.
Caso você tenha se identificado com uma gestão mais focada em objetivos e metas, contar com uma consultoria especializada para intensificar e nortear seus resultados pode ser uma boa escolha!
Para te ajudar nesse processo, baixe nosso e-book gratuito e descubra agora mesmo quais são os benefícios que sua empresa pode ganhar com esse investimento: