Antes de entrarmos nas métricas, é importante que você responda a seguinte pergunta: a equipe de marketing da sua empresa já utiliza a metodologia do Inbound Marketing para atrair, se relacionar e vender por meio da internet de uma forma mais estratégica, barata e eficiente?
Se ainda não, nosso conselho é que você dê uma pesquisada sobre o assunto. O Inbound Marketing é o “marketing de atração”. Com ele, ao invés de concentrar os esforços em encontrar possíveis clientes, monta-se uma estratégia automatizada. Assim, os leads (potenciais clientes) poderão a empresa, seus produtos e serviços no ambiente digital.
Na prática, o Inbound Marketing está alicerçado na produção e distribuição de conteúdo de qualidade nos canais digitais da empresa. Dessa forma, criamos o melhor ambiente possível para conduzir os leads na jornada de compra. A jornada nada mais é o caminho percorrido desde a descoberta das necessidades até a decisão de compra.
Tudo é feito de forma calculada e automática, o que acaba montando uma espécie de máquina de atração e relacionamento com o público-alvo na web.
A importância das métricas no Inbound Marketing
Assim como os planos de ação que uma empresa desenha e coloca em prática, uma estratégia de Inbound deve ser calcada em métricas. Ou seja, em indicadores que demarquem objetivos e ajudem a mensurar os resultados. É importante saber definir as métricas para não cair nas “métricas de vaidade” (quantidade de acessos e engajamento nas redes). Estas podem representar apenas volumes e não serem eficientes para o objetivo maior que é a geração de negócios.
A Hubspot, empresa americana criadora do método Inbound Marketing, define 12 métricas muito importantes que devem ser acompanhadas nesta estratégia.
São elas:
- Quantidade de leads qualificados: quantos leads com real potencial de compra são atraídos;
- Quantidade de comentários: quantos internautas deixam comentários nos posts do blog e nas redes sociais;
- Quantidade de compartilhamentos dos conteúdos: quantas vezes os conteúdos são compartilhados nas redes sociais;
- Custo de aquisição de clientes: o montante do investimento feito para converter um lead em cliente;
- Net Promoter Score (NPS): o grau de satisfação dos leads e clientes tanto com o conteúdo que consomem quanto com os produtos e serviços que adquirem (feedbacks gerados online);
- Tempo que os visitantes gastam no site: a quantidade de minutos que cada internauta passa em média dentro de uma página ou navegando pelo site;
- Receita corrente mensal: a receita gerada por meio da estratégia digital;
- Taxa de conversões: quantidade de visitantes que se transformam em leads (deixam seus dados) e também a quantidade de leads que compram;
- Retorno sobre o investimento (ROI): a receita gerada menos o que foi gasto na estratégia digital;
- Taxa de rejeições: quantidade de internautas que entram nas páginas e saem em poucos segundos;
- Custo do ciclo de vida do cliente: quanto é gasto durante o período em que o cliente está ativo na carteira;
- Quantidade de clientes interessados nos produtos e/ou serviços: quantidade de leads que demonstram real interesse em conhecer melhor o que a empresa comercializa.
Usando a tecnologia para fazer a gestão das métricas no Inbound Marketing
Acontece que mais do que apenas se conscientizar da importância de fazer a gestão por indicadores em uma estratégia de Inbound Marketing, é preciso agir. Dessa forma, a estratégia estará 100% inteligente e trará resultados. Nossa recomendação é a utilização de um software especializado neste tipo de gerenciamento. Com uma solução assim, é possível transformar os dados coletados nas diversas ferramentas utilizadas nas ações de Inbound Marketing em informações relevantes para a tomada de decisões não somente no marketing mas também em outras áreas da empresa – visto que muitos dados podem se transformar em insumos para criar novos produtos e serviços, melhorar o atendimento, criar táticas comerciais etc. O ideal é que o sistema tenha fácil usabilidade, apresente dashboards simples e seja acessível via internet, pois isso facilita o trabalho dos gestores, torna o dia a dia dos executivos mais prático e inteligente.
E então, você já está fazendo gestão de métricas em sua estratégia de Inbound Marketing?