1. Alienação
Se você trabalha em um departamento que exige um tempo muito grande de dedicação a temas muito específicos, você pode acabar se alienando do que está havendo no mundo, e de como isso afeta o mercado, a sua empresa e, naturalmente, asua carreira. É, inclusive, por causa desse distanciamento que, para a maioria, uma crise econômica chega de repente. Os sinais de que ela está em formação existem, mas a pessoa que não leu, e não interpretou, não se preparou para enfrentá-la.
2. Tomada de atitude
Você não fará nada a respeito daquilo que não tem significado para você, ainda que seja uma ameaça por vir. É como o médico, que sabe de um raio-x a gravidade da doença, enquanto o paciente leigo assiste a um retrato em branco e preto de sombras e manchas. Quando você tem o cuidado de ler as notícias, o que elas dizem e, principalmente, as entrelinhas, terá uma fonte importante de sinais sobre o futuro. Mas você precisa de tempo para compreendê-las. Portanto, escolha bem suas fontes de informações e, acima de tudo, quem as esclareça para você.
3. Amadurecimento
Cuidado para não ler somente as informações do que gosta e ignorar aquilo que odeia. A propósito, repare: rejeitamos o que não compreendemos. A sua carreira depende do que está escrito nas páginas sobre a política, sobre decisões que nem mesmo no Brasil são tomadas, mas nos afetam. Informar-se por fontes distintas e divergentes torna visíveis sinais importantes para o futuro. E por que não falar com um especialista sobre questões que afetam sua vida econômica? Profissionais que saibam esclarecer questões complexas da realidade e torná-las compreensíveis, para que você tome uma decisão consciente.
Conclusão
Se você presta atenção só à sua área de atuação, cai na crença de que já é capaz de entender de tudo com facilidade, ou já conhece o bastante, um pouquinho de cada, talvez, e assim coloca em risco o que construiu até agora. O mundo não é simples, esqueça. Ele sempre demandará mais e cada vez mais conhecimento e múltiplas habilidades de todos. Tenha humildade para aprender sempre, e treine, treine pra valer, a sua capacidade de refletir sobre o que nos falam especialistas. Esta é a lição para você ter mais sucesso na sua carreira no ano que vem.
Sobre o autor
]]>