Jornada Profissional: a importância do relacionamento das empresas com seus colaboradores

A rotatividade e a perda de talentos são dois fortes motivos para que as empresas se preocupem com o relacionamento que têm com seus colaboradores. Mas, não é só isso. Há diversos outros motivos pelos quais trabalhar a satisfação das pessoas é fundamental para o sucesso nos negócios. Sobre isso conversaremos ao longo deste artigo. Você verá, a seguir, como o relacionamento influencia na jornada profissional das pessoas e nos indicadores de resultados das empresas. Continue lendo!

O relacionamento influencia na jornada profissional das pessoas nas empresas

Nas últimas décadas, os avanços educacionais e sociais ocorridos no Brasil trouxeram às empresas o desafio de conseguir mão de obra qualificada. E retê-la. Mesmo que a crise instaurada em 2016 tenha provocado queda na rotatividade (caiu de 52,5% em 2014 para 42,9% em 2015, segundo o Valor Econômico), manter executivos estratégicos nos quadros de uma empresa segue sendo um desafio para os líderes de negócios e analistas de RH. Áreas estratégicas como vendas e controladoria, por exemplo, exigem um certo cuidado. Isso porque os custos para contratar e treinar profissionais para atuar nestes departamentos podem onerar a empresa, além de provocar queda na sua competitividade. É aí que a busca pela satisfação dos profissionais se faz muito importante. Um trabalho preventivo, para antever possíveis insatisfações e elevar o orgulho de fazer parte do time, pode fazer toda a diferença na gestão de talentos.

Pesquisas destacam a importância da satisfação dos colaboradores

Para se ter uma ideia, em 2015, um estudo global da Sociedade Americana de Gestão de Recursos Humanos (SHRM) apontou que apenas 39% dos profissionais estavam muito satisfeitos com seu trabalho. Aqui no Brasil, uma pesquisa realizada pela Catho destaca que 28,3% dos profissionais saem das empresas em busca de novas perspectivas profissionais, e outros 22,6% preferem mudar de emprego do que negociar um aumento salarial. — Leia também: Como usar a metodologia NPS para medir a satisfação dos colaboradores da sua empresa.   

Profissionais satisfeitos influenciam positivamente nos indicadores de resultados — o contrário também é verdade

Com frequência, o Brasil é apontado como um dos países com a menor taxa de produtividade dos trabalhadores. É o caso do estudo feito pela americana de pesquisas Conference Board, que aponta que o trabalhador americano produz quatro vez mais do que o brasileiro. Além de nossas dificuldades de infraestrutura operacional, uma das causas apontadas por diversos especialistas para esta realidade é o relacionamento que as empresas têm com seus colaboradores.

Gestão estratégica de talentos deve contemplar a satisfação dos colaboradores

É por isso que mais e mais empresas têm se esforçado para fazer uma gestão de talentos mais estratégica, oferecendo benefícios, capacitando e, sobretudo, proporcionando um ambiente de trabalho mais agradável. O certo é que os indicadores de resultados de uma empresa são significativamente influenciados pela forma com que o relacionamento entre empregadores e empregados se desenrola. Isso para o bem e para o mal. Quanto mais satisfeitos os colaboradores estão, mais e melhor eles produzem. Logo, os resultados de produtividade, lucratividade e rentabilidade se tornam melhores. — Leia também: Indicadores para gestão de pessoas: quais são e por que são importantes? Como sua empresa tem tratado a jornada profissional de seus colaboradores? O relacionamento tem sido estratégico? Deixe seu comentário!]]>

Estamos no WhatsApp

Ao clicar em "aceitar cookies" você aceita que a Qualitin colete algumas informações do seu dispositivo e navegador, que permitem-nos personalizar o conteúdo que é exibido e controlar o desempenho do site. Para mais informações consulte nossa Politica de Privacidade.