Modelos de gestão: qual é o seu?

modelos de gestão

Cada pessoa pode ter a sua própria maneira de gerenciar um setor, ou então, seguir o modelo estipulado pela diretoria da empresa. De qualquer forma, existem diferentes modelos de gestão que podem ser seguidos, de acordo com o tipo da instituição ou dos resultados que se queira alcançar.

Por isso, preparamos este artigo para lhe mostrar quais são os principais modelos de gestão e quais as características de cada um deles, para que você possa escolher aquele que melhor se adapta às suas necessidades.

Gestão Democrática

O primeiro modelo de gestão que falaremos é o  democrático. Nele, toda a equipe pode contribuir para o desenvolvimento da empresa, apontando falhas e pontos de melhoria na liderança ou nos setores da empresa.

Esse é o melhor tipo de gestão para quem busca uma gestão descentralizada, além de um alto engajamento por parte dos funcionários. Entretanto, é importante buscar pelo consenso de opiniões e informações, para evitar atritos.

Dessa maneira, o mais indicado é que gestores que queiram aplicar esse tipo de gestão tenham um bom tempo de experiência, além de habilidades de comunicação para poder organizar essas opiniões e fazer com que a equipe se mantenha unida e em uma mesma direção.

A gestão democrática também é bastante utilizada em outros locais sem ser do meio corporativo, como nas escolas. Nesses locais, ela oferece uma maneira de, naturalmente, as crianças e adolescentes aprenderem a serem participativos, proativos e saberem escutar, características que são bastante procuradas no mercado de trabalho.

Entretanto, uma desvantagem da gestão democrática é justamente quando o gestor acaba pensando demais com a opinião da equipe, não conseguindo ter um pulso mais firme para formar ou manter uma decisão.

Gestão de Alta Performance

Um outro modelo de gestão bastante utilizado é o com foco em resultados. Nele, o objetivo é fazer com que os funcionários tenham um bom desempenho organizacional por meio das ações da própria equipe.

Para ter uma gestão com foco em resultados eficiente, é importante que exista a colaboração de todos os funcionários, bem como um forte trabalho em equipe, uma vez que o alcance de um bom desempenho necessita de um trabalho conjunto.

O papel do líder também é muito importante neste tipo de gestão, tendo o papel de assessorar e orientar a equipe para os resultados que se espera alcançar, bem como ajudar a resolver problemas ou dificuldades que podem aparecer.

Uma das vantagens em investir na gestão com foco em resultados é fazer com que a equipe esteja mais engajada e produtiva, já que eles se sentirão mais pertencentes à empresa, bem como entenderão melhor a sua importância  e função dentro da organização.

Para aplicar uma gestão focada em resultados, é interessante fazer uma revisão dos objetivos da empresa, para se ter de maneira clara quais são as principais metas que  a instituição precisa alcançar. 

Leia mais:

Gestão Meritocrática

A gestão meritocrática é aquela na qual os funcionários são incentivados a terem os melhores índices de desempenho, para que recebam mais reconhecimento dentro da empresa.

Esse tipo de modelo de gestão acaba oferecendo benefícios tanto para a empresa quanto para o funcionário, uma vez que com uma equipe mais motivada e buscando sempre melhorar, a empresa acaba tendo um maior crescimento.

De maneira prática, os funcionários que conseguirem bater mais metas ou apresentarem um desempenho acima dos demais podem ganhar bonificações ou até mesmo aumento de salário ou cargo.

Assim, os funcionários conseguem enxergar a possibilidade de realmente crescer dentro da empresa, bem como entenderem o que deve ser feito para que eles consigam ter melhores cargos e remunerações.

Gestão Autoritária

Já na gestão autoritária, o modelo de hierarquia da empresa é utilizado, no qual o líder tem o poder de delegar tarefas e até mesmo oferecer punições para quem desobedece ou não consegue cumprir as suas ordens.

Não é uma opção de gestão recomendada, já que ela não oferece nenhum incentivo para o funcionário, pelo contrário: apenas o lucro é importante, tendo a opinião da equipe pouca ou nenhuma relevância.

Além disso, ele não incentiva o desenvolvimento do funcionário, já que a equipe é vista como substituível, e não como uma parte fundamental do desenvolvimento da empresa que precisa ser orientada e aprimorada para o seu desenvolvimento.

Entretanto, esse é um dos modelos de gestão mais utilizados na atualidade e que acabam ocasionando em consequências nada interessantes para o desenvolvimento da instituição, como uma alta rotatividade de funcionários.

Assim, entendendo melhor quais são os principais modelos de gestão utilizados atualmente, você poderá escolher qual o tipo que melhor se encaixa com o perfil da sua empresa e dos objetivos que se quer alcançar.

Quer ir além? Aproveite e verifique em qual nível está a gestão da sua empresa através do nosso quiz gratuito! De quebra, você ainda receberá dicas e insights sobre seus próximos passos para melhorar sua gestão ainda mais: É rápido:

Estamos no WhatsApp

Ao clicar em "aceitar cookies" você aceita que a Qualitin colete algumas informações do seu dispositivo e navegador, que permitem-nos personalizar o conteúdo que é exibido e controlar o desempenho do site. Para mais informações consulte nossa Politica de Privacidade.