O Mundo precisa urgentemente de um novo tipo de liderança. O tipo de liderança que vivenciamos nas últimas décadas produziu níveis baixíssimos de confiança e engajamento entre equipes de trabalho, por tanto, o que nós vínhamos fazendo não está funcionando. Nós precisamos de uma filosofia de liderança norteada pela ideia de que os líderes de maior sucesso são aqueles que enfatizam a confiança ao liderar.
Um passo crítico que deve ser tomado por líderes e organizações para aproveitar os benefícios de altos níveis de confiança é definir o conceito de como ganhar confiança. A maioria das pessoas acha que confiança simplesmente “acontece” em relacionamentos. O que é um equívoco. A confiança é construída através da prática intencional de comportamentos específicos que, quando repetidos com o tempo, criam a condição de confiança. Porém, grande parte dos líderes não pensa em confiança até que ela seja quebrada. Ninguém gosta de ser uma pessoa a qual os outros não confiam, e esperamos que as pessoas naturalmente confiem em nós. Para complicar ainda mais, confiança é baseada em percepções, cada um de nós tem ideias diferentes sobre o conceito de confiança. As empresas precisam de um conceito e linguagem comum que defina confiança e que permita discutir sobre questões relacionadas ao assunto.
Um passo crítico que deve ser tomado por líderes e organizações para aproveitar os benefícios de altos níveis de confiança é definir o conceito de como adquiri-la.
Estudos comprovaram que confiança é composta de quatro elementos básicos. Para representar esses quatro elementos, ou a “linguagem da confiança”, o grupo Ken Blanchard Companies criou o “Modelo ABCD da Confiança”: Apto, Crível, Conectado e Confiável (em inglês Able, Believable, Connected, and Dependable). Para líderes desenvolverem uma cultura de alta confiança, eles precisam focar-se em comportamentos que estejam alinhados com o “ABDC da confiança”.
Líderes constroem confiança quando são:
Aptos
Ser apto é demonstrar competência. Uma maneira de evidenciar competência é tendo a expertise necessária para realizar o seu trabalho. Expertise é possuir as habilidades certas, educação e credenciais que estabeleçam credibilidade com os demais. Atingir resultados também demonstra a competência de um líder. Consistentemente atingir metas e ter um histórico de sucesso cria confiança com o time e inspira segurança quanto às suas habilidades. Líderes aptos também são habilidosos em facilitar para que o trabalho seja feito. Eles desenvolvem projetos e planos de credibilidade, sistemas, e processos que ajudam os integrantes do time a atingir suas metas.
Crível
Um líder crível age com integridade. Lidando com pessoas de uma maneira honesta, cumprindo promessas, sem mentir ou disfarçando a verdade e sem intrigas, essas são maneiras de demonstrar integridade. Além disso, líderes críveis possuem valores claros que foram articulados e são consistentes com suas atitudes. Por último, tratar as pessoas de maneira justa e de igual para igual são componentes chave. Ser justo não é necessariamente tratar as pessoas igualmente em todas as circunstâncias, mas tratá-las apropriadamente e de maneira justa de acordo com suas situações.
Líderes críveis possuem valores claros que foram articulados e são consistentes com suas atitudes.
Conectado
Líderes conectados demonstram cuidado e preocupação com os outros, o que cria confiança e ajuda a engajar os membros do time. A pesquisa realizada pela Ken Blanchard Companies identificou que “conectividade com o líder’ e “conectividade com colegas” são dois dos doze elementos chave responsáveis por criar paixão entre os funcionários, e confiança é um ingrediente necessário nesse tipo de relacionamento. Líderes criam conectividade ao compartilhar abertamente informações sobre a organização e eles mesmos, confiando nos funcionários para usar essas informações com responsabilidade. Líderes também ganham confiança ao adotar uma política de “pessoas em primeiro lugar” e construindo relacionamentos com seus subordinados. Demostrar interesse nas pessoas como indivíduos, e não apenas como empregados, certifica que o líder valoriza e respeita os membros do time. Reconhecimento é vital para um líder conectado, elogiar e recompensar a contribuição das pessoas e seus trabalhos cria confiança e boa vontade.
Confiáveis
Ser confiável e seguro é o quarto elemento da confiança. Uma das maneiras mais rápidas para perder a confiança é não cumprir compromissos. Por outro lado, líderes que fazem o que eles dizem que vão fazer constroem uma reputação consistente e confiável. Manter a confiabilidade requer que os líderes sejam organizados para que eles não se esqueçam de seus compromissos com os membros do time, que sejam pontuais nas reuniões e para dar retorno. Líderes confiáveis também assumem-se responsáveis, junto a outros membros da equipe, responsabilizando-se pelas consequências do seu trabalho.
Líderes também ganham confiança ao adotar uma política de “pessoas em primeiro lugar” e construindo relacionamentos com seus subordinados.
Usando o “ABCD da confiança”, líderes podem focar nos comportamentos que constroem confiança, e ao compartilhar esse modelo com o seu time, cria-se um modelo e linguagem em comum para discutir questões de confiança no trabalho.
Autor
Randy Conley Fonte: tradução livre de Switch and Shift