O papel da análise de dados: Como exatamente a análise de dados pode ajudar?
1. Fazendo as perguntas certas
Muitas vezes passa-se mais tempo coletando e acumulando dados do que fazendo uma análise que traga subsídios importantes para a tomada de decisões. O primeiro passo, neste sentido, é ter claramente definidos os objetivos de curto, médio e longo prazo, ou seja, os indicadores de sucesso do negócio. Assim, estes indicadores irão nortear todo o trabalho de análise e evitar que a empresa direcione tempo e recursos analisando dados que não trarão resultados no futuro.
2. Foco
Sendo assim, saber direcionar tempo, equipe e investimentos para otimizar os ganhos deveria ser o foco de qualquer negócio. Esta decisão, no entanto, não deve ser tomada baseada no “feeling”. Ademais, é preciso monitorar e analisar constantemente todas as iniciativas, objetivos e processos chave de cada empresa, definindo metas e métricas.
3. Por que vale a pena fazer uma boa análise de dados?
a)Pois é com ela que você irá gerenciar melhor os seus clientes, ao identificar e gerir os indicadores relativos:
- aos clientes (produtos e serviços);
- aos acionistas (investidores);
- aos colaboradores, que garantem a qualidade dos produtos e serviços;
- à sociedade, que cada vez “cobra” mais das empresas em questões ambientais e sociais, por exemplo.
b) Poderá criar soluções diferenciadas: Utilizando estes dados para desenvolver produtos, serviços e soluções diferenciadas para seus clientes.
c) Responderá rapidamente às necessidades identificadas como problemas ou potenciais problemas do negócio.
d) Irá alavancar os resultados.
LEIA TAMBÉM:
Como a Qualitin ajuda seus clientes?
Gestão para resultados: Seu time está preparado?
Análise de Dados: Conheça os 5 maiores erros mais comuns
Considerando que a gestão de todo e qualquer negócio necessita das etapas de planejamento, implementação e controle, mecanismos de apoio a estas atividades são fundamentais. Para que a atividade de analisar dados cumpra o seu papel, é necessário haver uma estratégia definida e desdobrada pelas diversas áreas da empresa. Cada gestor deve orientar suas ações nas informações oriundas das análises desses dados, gerando mais produtividade.
Em um ambiente cada dia mais globalizado, onde a abundância de dados que não geram informações direcionadas e precisas pode até atrapalhar a gestão, é imprescindível que a análise de dados esteja inserida na rotina das empresas.