Reuniões one-on-one: porque são importantes para uma gestão eficiente?

Já falamos em nosso blog sobre as reuniões coletivas e como elas podem ser benéficas para o desenvolvimento da organização, coleta de ideias e crescimento das empresas. Mas será que isso resulta no abandono nas conversas privadas? Não ao investir nas reuniões one-on-one!

Neste conteúdo, falaremos sobre as reuniões one-on-one, explicando o que é esse tipo de conversa, quais são os seus benefícios para a gestão da companhia e quais as principais perguntas que devem ser feitas.

Boa leitura!

O que são reuniões one-on-one?

As reuniões one-on-one, termo que pode ser traduzido como “cara a cara”, é um tipo de encontro que ocorre apenas entre duas pessoas, sendo muitas vezes o líder ou gestor com um dos seus colaboradores.

De maneira geral, essas reuniões são feitas para um treinamento particular ou para discutir feedbacks positivos e negativos sobre a atuação do profissional ou até mesmo da gestão aplicada.

Essas reuniões devem ser previamente programadas e agendadas, afinal, é importante que elas não atrapalhem as atividades dos participantes. A sua duração costuma ser média, com cerca de meia hora, porém esse valor pode variar conforme o tema da conversa.

Essas reuniões não precisam ser feitas uma única vez: a depender do motivo para a realização do evento, elas devem ser realizadas a cada 15 dias ou semanalmente, para avaliar o andamento do que foi acordado. 

Leia também:

Quais são os seus benefícios?

As reuniões one-on-one oferecem alguns benefícios para o negócio. Por isso, o ideal é que ele seja feito em paralelo com as reuniões em equipe e, assim, conseguir direcionar o seu time para o sucesso.

  • Permite ter um momento mais privado para a troca de feedbacks

Dar feedbacks, principalmente os negativos, a um colaborador na frente do restante da equipe pode gerar um desconforto. Dessa forma, é interessante que esse tipo de conversa seja efetuada de maneira particular. 

  • Aproxima gestores e colaboradores

As reuniões one-on-one permitem que a equipe se sinta mais confortável em conversar com o gestor, expor ideias e, assim, fazer com que a relação entre ambos se estreite e seja mais produtiva.

  • Oferece uma solução mais rápida dos problemas

Como a reunião será mais focada em um problema específico, será mais fácil para o gestor obter as informações necessárias e para o colaborador entender o que deve ser feito. Além disso, as próximas reuniões nesse estilo também ajudarão a avaliar o andamento dessa mudança.

Como se organizar para a realização das reuniões one-on-one?

Agora que você entendeu um pouco sobre o que são as reuniões one-on-one e quais os benefícios de realizá-las na sua empresa, está na hora de entender o que é preciso para que essas reuniões sejam um sucesso.

  • Peça para o colaborador organizar a pauta da conversa

No caso das reuniões que precisarão ser feitas com uma certa frequência, é interessante que o colaborador ajude a delimitar a pauta de cada encontro, para otimizar o tempo de ambos e evitar que o mesmo assunto seja abordado mais de uma vez sem necessidade.

  • Mantenha a regularidade

Desenvolver um membro da equipe ou avaliar o seu desempenho leva tempo, por isso, é interessante que as reuniões sejam feitas periodicamente e que esse compromisso seja sempre cumprido.

  • Se faça presente

Estar presente não significa apenas comparecer no local e hora acordados, mas também evitar que outras distrações possam atrapalhar o momento, como e-mails, ligações ou outras reuniões. Reserve o momento da reunião apenas para a reunião.

Quais perguntas fazer?

Definir as perguntas que serão feitas é uma ótima maneira de garantir que o tema da conversa não seja esquecido, por isso, busque separá-las antes da reunião começar para otimizar o processo.

A seguir, preparamos 3 opções de perguntas que devem estar presentes na sua reunião one-on-one:

“Como está o seu dia? O que você fez nessa última semana?”

É importante começar a reunião com perguntas que sejam mais pessoais, o que lhe permitirá ter uma noção se como está a saúde mental do colaborador e como ele está equilibrando sua vida profissional e pessoal.

“Se você fosse CEO, o que mudaria por aqui?”

Também é interessante fazer perguntas sobre o negócio, para que você possa entender a visão que o colaborador tem da organização e quais ideias ele pode agregar para a melhoria da sua área ou até mesmo da empresa de maneira geral.

“O que você acha que deveríamos mudar sobre como nosso time trabalha junto?”

A relação entre a equipe precisa ser ótima, afinal, eles constantemente trabalham juntos e precisam se ajudar para oferecer sucessos nos projetos aos quais são encarregados.

Utilize as reuniões one-on-one para unir a sua equipe!

Dessa forma, ao entender o que são as reuniões one-on-one, quais benefícios esse tipo de conversa pode oferecer para a empresa e quais perguntas devem estar presentes, você conseguirá entender melhor a sua equipe e saber o que exatamente precisa fazer para levar o seu time ao sucesso!


Uma boa integração com o time faz parte de negócios que apresentam uma boa gestão de alta performance. Não sabe o que é isso? Baixe gratuitamente nosso e-book e veja como essa estratégia pode acelerar os resultados da sua empresa:

Estamos no WhatsApp

Ao clicar em "aceitar cookies" você aceita que a Qualitin colete algumas informações do seu dispositivo e navegador, que permitem-nos personalizar o conteúdo que é exibido e controlar o desempenho do site. Para mais informações consulte nossa Politica de Privacidade.