Sistema de Gestão da Qualidade: o que é e para que serve o SGQ

Sistema de Gestão da Qualidade, conhecido pelos profissionais da área pelo acrônimo SGQ, é um conjunto de elementos interligados e integrados utilizado para atender à política da qualidade e os objetivos de uma organização. Portanto, é um elemento fundamental para que os produtos e serviços atendam às expectativas dos consumidores.


O SGQ também é uma ferramenta que melhora o controle e padroniza os processos, além de permitir a mensuração da eficácia das ações tomadas – sempre colocando a satisfação dos clientes em primeiro lugar e visando melhoria.

Uma das mais reconhecidas instituições mundiais que determinam as normas do SGQ, é a International Organization for Standardization (ISO), sediada em Genebra, Suíça. Ela estabelece boas práticas e métodos para controle de qualidade, entre outras coisas, e faz a avaliação das empresas que adotam os parâmetros.

As principais certificações de gestão de qualidade

A ISO 9001, por exemplo, determina os seguintes princípios para um bom sistema de gestão da qualidade:

  • Foco no cliente;
  • Liderança;
  • Envolvimento das pessoas;
  • Abordagem por processos;
  • Abordagem sistêmica;
  • Melhoria contínua;
  • Decisões baseadas em fatos;
  • Relacionamento com fornecedores

Normalmente, as empresas comprovam o atendimento a estes requisitos por meio de documentos e registro para receber a certificação — o que a torna uma empresa chancelada com o selo ISO. Além da ISO 9001, existem também, outras duas certificações muito populares no Brasil. São elas: ISO 14001, que certifica a da qualidade da gestão ambiental e a ISO 16001, que certifica a responsabilidade social.

Os benefícios do SGQ e das certificações para as empresas

Existe uma série de benefícios que as empresas colhem, quando implementam um Sistema de Gestão de Qualidade e obtém certificações. Dentre elas, destacam-se:

  • Promoção do comprometimento de toda a organização com a qualidade;
  • Ganho de melhoria continua no desenvolvimento do negócio por meio de práticas gerenciais otimizadas;
  • Melhoria na eficiência e na eficácia dos produtos e serviços oferecidos ao mercado;
  • Redução de perdas no processo produtivo;
  • Ganho de diferencial competitivo perante a concorrência (diminuição da concorrência desleal, por exemplo);
  • Ganho de reputação para a marca — clientes cada vez mais conscientes e bem informados reconhecem os selos e certificações de qualidade internacionais e tendem a dar preferência às empresas detentoras;
  • Garantia legal de que os produtos e serviços atendem às normas nacionais e internacionais de qualidade;

6 passos básicos para obter uma certificação de qualidade

A ISO oferece diversos níveis de certificação de qualidade, mas, no geral, as dicas que você verá a seguir são importantes para conseguir se certificar:

1. Escolha o método de implementação adequado para sua empresa

Busque ajuda de uma consultoria especializada para definir qual é a certificação de qualidade ideal para o seu negócio, bem como o método que será implementado para atingir os requisitos exigidos.

2. Faça um diagnóstico da situação atual e o planejamento do projeto

Em seguida, é importante fazer um mergulho nas atuais condições de gestão da qualidade existentes na empresa. A partir disso, é feito um planejamento do projeto de implementação do método escolhido (cronograma, distribuição de responsabilidades, auditorias, processos etc.).

3. Envolva todos os colaboradores da empresa

Também é importante que todos os profissionais da empresa, de ponta a ponta, sejam comunicados dos esforços para a implementação dos métodos e da meta de obtenção da certificação. Isso porque, cada área é responsável por uma parte do projeto e as ações de todos são decisivas no sucesso. Quanto mais envolvidos estiverem os colaboradores, mais eles irão se engajar com o projeto.

4. Implemente os requisitos da norma

A implementação em si deve seguir todas as diretrizes passadas pelo órgão certificador. Isso pode requerer treinamento dos colaboradores, ajustes nos processos e, principalmente, a consolidação da cultura da qualidade total. O período de implementação é também um período de aprendizado e ajustes no qual todos os atores envolvidos devem ter suas dúvidas sanadas e contribuir com a sua parte.

5. Faça uma auditoria interna

Feita a implementação, é hora de auditar o que foi realizado. Nesta auditoria, são detectados os possíveis erros e os últimos ajustes antes que o órgão certificador faça sua avaliação. Documente todas as inconformidades e acione os responsáveis para fazer as adequações necessárias.

6. Contrate a auditoria de certificação

Se tudo até aqui foi feito corretamente, é a hora de contratar o órgão certificador. É ele quem fará a auditoria oficial e, caso aprove o sistema, emitir a certificação.

SGQ é contínuo e deve trazer melhorias constantes

Por fim, é importante lembrar que as certificações têm datas de validade, por isso o sistema de gestão da qualidade (SGQ) nunca deve esfriar dentro da empresa. Pelo contrário, ele deve sempre nortear os esforços de melhoria contínua. Portanto, uma boa dica é fazer o controle da qualidade por meio de um software especializado. Com uma boa solução tecnológica, é possível definir métricas (indicadores) de desempenho e mensurar continuamente os resultados, fazer auditorias internas e manter a cultura da qualidade sempre viva. — Leia também: Como fazer a gestão operacional usando softwares de acompanhamento de indicadores?

E para você que chegou até aqui, a Qualitin disponibilizou uma mentoria gratuita para contribuir com sua empresa nesse momento. Nossos consultores vão avaliar onde sua empresa pode melhorar para se fortalecer no mercado. Com mais de 22 anos de experiência, os consultores da Qualitin ajudam as empresas na gestão de performance, a partir de um método já testado e aprovado no mercado.

 

Faça agora mesmo uma mentoria gratuita e saiba como anda a performance da sua empresa!

 

 

Estamos no WhatsApp

Ao clicar em "aceitar cookies" você aceita que a Qualitin colete algumas informações do seu dispositivo e navegador, que permitem-nos personalizar o conteúdo que é exibido e controlar o desempenho do site. Para mais informações consulte nossa Politica de Privacidade.