Você sabe qual é a correlação entre NPS, crescimento de receita e redução de custo de marketing?

O Net Promoter Score (NPS) é uma métrica focada em mensurar a satisfação dos clientes com o objetivo de identificar seus níveis de lealdade com uma empresa. Mas, você sabia que esta métrica está diretamente relacionada ao aumento de receita e redução de custos com o marketing? Acompanhe os detalhes a seguir e entenda:

NPS e o aumento de receitas

Aumentar o faturamento é o desejo de qualquer empresário. No entanto, pode parecer clichê. Mas, para conquistar um crescimento sustentável é preciso levar em consideração que o cliente é a peça mais importante para o avanço da empresa.

O estudo realizado para o livro “A Pergunta Definitiva 2.0” (Fred Reichheld) aponta que se uma empresa aumentar em 5% a fidelização de seus clientes, seu lucro poderá crescer em no mínimo 100%. A resposta para estes números relevantes está no simples fato de que um cliente fiel tende a promover a empresa/marca/produto/serviço de maneira viral e natural. E é justamente por esta razão que o uso do Net Promoter Score tende a ser uma das principais chaves para promover a lealdade dos clientes e, assim, aumentar o faturamento da empresa de maneira natural e sustentável. Não é por acaso que empresas como Dell, Amazon, Apple, entre outras grandes, utilizam esta métrica em suas estratégias.

NPS na redução de custos em marketing

Sem dúvidas, para conquistar novos clientes uma empresa precisa investir em boas estratégias de marketing. Mas, você já parou para pensar que somente a conquista de novos clientes nem sempre é a melhor opção para alavancar nos negócios? A prova disso está na afirmação de um dos maiores nomes do marketing, Philip Kotler. Segundo ele, conquistar um novo cliente pode custar 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes.

As empresas estão investido, cada vez mais, na conquista de novos clientes em curto prazo e aplicando um grande volume de capital em propagandas, promoções, descontos, entre outras estratégias publicitárias. No entanto, ao deixar de lado o bom relacionamento e a busca pela fidelização, essas empresas passam a ter que buscar constantemente por novos clientes, já que não conseguem manter sua clientela estável.

Por outro lado, quando se aplica o NPS na empresa, é possível buscar, cada vez mais, a lealdade dos clientes e assim, diminuir o custo com o marketing. Ou seja, a empresa deixa de investir pesado para tentar conquistar novos clientes e, ao mesmo tempo, ganhar clientes fiéis que, por si só, já farão o marketing gratuito boca a boca.

Como se pode observar, o uso do NPS vai muito além de simplesmente auxiliar na conquista da lealdade dos clientes. Os resultados obtidos com esta métrica quebram alguns paradigmas, como, por exemplo, de que para alavancar os negócios é preciso conquistar constantemente novos clientes.

Assim, se você deseja reduzir seus investimentos com marketing e, ao mesmo tempo, aumentar o faturamento da sua empresa, vale a pena utilizar o Net Promoter Score como parte da estratégia de crescimento da sua empresa. Desta forma, você notará que em pouco tempo a fidelização de seus clientes lhe renderá bons frutos com o crescimento da receita e redução de custos. Mas, vale destacar que as vantagens do NPS vão muito além das citadas neste artigo. Portanto, se sua empresa tem interesse em atuar com esta métrica, conte com a Qualitin para te apoiar nesta tarefa.

E você, já utiliza o NPS como métrica de fidelização de clientes em sua empresa? Compartilhe conosco sua experiência abaixo:

 ]]>

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Mais posts

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Estamos no WhatsApp

Ao clicar em "aceitar cookies" você aceita que a Qualitin colete algumas informações do seu dispositivo e navegador, que permitem-nos personalizar o conteúdo que é exibido e controlar o desempenho do site. Para mais informações consulte nossa Politica de Privacidade.